
Em sessão especial alusiva aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concedeu à instituição a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade. O reitor da universidade, Valter Santana, representantes da gestão, além de servidores e estudantes, estiveram presente na solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira, 29, prestigiada por diversos deputados.
“A Universidade Federal de Sergipe foi pensada para a sociedade sergipana, e celebrar 55 anos na casa do povo de Sergipe é um motivo de muito orgulho para nós, porque aqui podemos avaliar as ações da universidade ao longo dessas cinco décadas e meia, assim como podemos discutir aqui também o futuro do estado alinhado à produção de conhecimento novo, ao fomento do desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou Valter.

Egresso da UFS, o presidente Jeferson Andrade enalteceu a referência que a universidade se tornou para os estudantes, para além do estado de Sergipe. “Ela é referência no Brasil; como ex-aluno, tenho orgulho de ter estudado na UFS por muito tempo. A instituição está de parabéns pelos seus 55 anos, e que esta data se multiplique para atender não apenas os sergipanos, mas também os acadêmicos de outros estados”, pontuou o parlamentar.

Reconhecendo a importância da honraria recebida, Valter Santana compartilhou a conquista com a comunidade acadêmica.
“Quando a Assembleia Legislativa reconhece a universidade e outorga o Mérito Parlamentar, ela não está outorgando a instituição em si, ela está conferindo esse título a mais de 1.500 professoras e professores, 1.500 servidoras e servidores – além dos nossos técnicos terceirizados que são fundamentais para o funcionamento da universidade –, e a mais de 20 mil alunos que pensam e trabalham diariamente pelo bem de Sergipe”, enfatizou.

Um farol para o futuro
Representando a Alese na tribuna, o deputado George Passos salientou a importância que a Universidade Federal de Sergipe tem para a população do estado.
“A trajetória da UFS é marcada por sua dedicação ao ensino, à produção e difusão do conhecimento, aliados a uma política inclusiva de desenvolvimento social. Tem destacada atuação no campo de pesquisa e inovação, alcançou significativos resultados em diversos rankings nacionais e internacionais. E ficamos, lógico, muito felizes por nossa universidade federal ser destaque, referência, fruto do trabalho de todos que fazem a instituição”, acentuou.

“A Universidade Federal de Sergipe é plural, é diversa, prima pela democratização de seu acesso e pela inserção social, e adota práticas inovadoras. E ao mesmo tempo em que transforma, também é continuamente transformada em tais processos”, completou o parlamentar.
“Passados 55 anos, a UFS é um farol que aponta para o futuro, que traciona a sociedade sergipana em direção ao porvir, e a Assembleia Legislativa quer criar junto com a universidade esse caminho”, exclamou George.
As loas e votos do deputado foram recebidos por Valter Santana, que conclamou as instituições públicas a manterem-se parceiras da universidade em prol das conquistas coletivas.


“Que a universidade possa, para os próximos anos, continuar sendo o orgulho da nossa comunidade universitária e um orgulho da sociedade sergipana. Hoje, não precisamos sair do estado de Sergipe para ter acesso a uma educação superior de qualidade, ou para ter acesso a um programa de pós-graduação de excelência. Hoje temos aqui em Sergipe a condição de construir caminhos em conjunto, pois aqui temos uma massa crítica de qualidade à disposição da sociedade sergipana, e que está ávida para contribuir”, finalizou.


A cerimônia
A solenidade foi agraciada pelas apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral da universidade (Osufs e Corufs), regidos pelo maestro Ion Bressan.
Além do presidente Jeferson Andrade e do deputado George Passos, participaram também do evento os parlamentares Paulo Júnior (PV), Marcos Oliveira (PL), Linda Brasil (Psol), Luciano Pimentel (PP), e Luciano Bispo (PSD).
Estiveram presente também o vice-governador do estado de Sergipe – e secretário de Estado da Educação – José Macêdo Sobral, o secretário municipal de Educação, Ricardo Nascimento Abreu – representando prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira –, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Sergipe) Cícero Dantas de Oliveira, e José Harlen Albino Dantas, representando a Petrobras.
Ascom
comunica@academico.ufs.br