O Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS), integrante da Rede Ebserh, está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.
Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.
“A gente sai como uma instituição classificada como de alta conformidade em relação às práticas de segurança do paciente, fruto de um trabalho contínuo que envolve equipes multiprofissionais relacionadas a gestão de riscos assistenciais e vigilância em saúde”, ressalta Milena Xavier, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do HU-UFS.

“Além da implementação desses protocolos institucionais, procedimentos que se relacionam à gestão da qualidade e segurança do paciente, controle de infecção e gerenciamento de risco”, observa Milena, lembrando que desse monitoramento contínuo são gerados indicadores que demonstram como vem se dando a evolução da unidade hospitalar ao longo dos últimos anos no quesito segurança do paciente.
“A partir do momento que a gente percebe que determinados indicadores fogem ao que é considerado satisfatório, são realizadas intervenções a exemplo de capacitações com as equipes multiprofissionais, divulgação de boletins informativos e relatórios assistenciais e de gestão, tudo sendo feito para o cumprimento e observância dos protocolos de segurança do paciente”, complementa a gestora.
Conformidade a indicadores
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.
Conheça o relatório completo da Anvisa
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo e que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Luís Fernando Lourenço - Chefe de Unidade de Comunicação do HU-UFS