Da monitoria de uma disciplina para uma mostra internacional. Um projeto desenvolvido pela estudante de Música da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Shéron Morales foi selecionado para a 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que aconteceu entre os dias 21 e 26 de junho, em Minas Gerais e que teve como parte da programação o 15º Fórum da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
“Recebemos, com muita alegria, a notícia de que o nosso projeto foi selecionado com mais 14 projetos, representando a Argentina e o Brasil. Aqui pelo nordeste o único estado que foi selecionado foi o nosso. Isto é um orgulho, pois mostra todo nosso potencial cultural e educacional”, conta Shéron Morales.
Shéron teve a orientação do professor João Liberato, também do Departamento de Música (DMU). O projeto compôs a programação da 18ª CineOP, como parte do Encontro da Educação – 15º Fórum da Rede Kino.

Fotofilmes para a história da música
O projeto foi criado como suporte à monitoria que Shéron Morales desenvolve na disciplina História da Música V.
“Essa proposta educativa nasceu de um projeto de monitoria do Departamento de Música, coordenado pelo professor João Liberato que propôs a construção de fotofilmes a partir de imagens do Brasil obtidas através de acervo histórico de pintores e fotógrafos que atuaram no país entre os séculos 16 a 20, associadas a músicas do repertório brasileiro compostas nesse mesmo período, como recurso didático para que os alunos pudessem imergir no período da história da música estudado”, explica a discente.
O projeto oportunizará, em sala de aula, o diálogo sobre a obra musical e seu compositor no contexto do panorama político, social e cultural da época, democratizando o conhecimento da música erudita brasileira e o legado dos seus compositores. Outra relevância é a ampliação de temas pouco debatidos.
“Além de conduzir a comunidade a uma reflexão sobre conteúdos históricos, a proposta dos fotofilmes é também levantar um diálogo sobre temas como educação ambiental, educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diversidade cultural, temáticas que incentivem a cultura da paz na sociedade”, ressalta Shéron Morales.

O projeto traz a importância da universidade pública no apoio a projetos como este, que fazem reflexões de temáticas pouco discutidas e elevam o nome do Estado. “Creio que este projeto trará contribuição no campo educacional e social. E um dos papéis da universidade é também esse, construir ferramentas que colaborem com desconstruções de velhos pensamentos e construção de novos saberes, além de trazer reflexões sociais”, destacou Shéron Morales.
Para João Liberato, orientador de Shéron, este é um dos projetos mais relevantes que ele desenvolveu junto com monitores.
“Considero o desenvolvimento dos fotofilmes a partir de imagens e músicas de importância histórica na cultura brasileira, o melhor produto didático já desenvolvido em minhas disciplinas em parceria com monitor. E esse reconhecimento se reflete também através desta seleção para ser apresentado no CineOP, um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil, sendo o único do nordeste a ser selecionado”, afirma Liberato o docente, que é também flautista e compositor de trilhas sonoras para o cinema, como o longa metragem de animação de Chico Liberato, Ritos de Passagem.

João Liberato ressalta também que o projeto foi selecionado para ser apresentado em um evento científico.
“Este projeto também foi apresentado, em abril deste ano, no 1º Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Educação e 2º Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História, para o qual Shéron teve resumo de artigo selecionado e participou de uma mesa remota onde expôs os materiais audiovisuais desenvolvidos durante a monitoria”, conta o docente.
“Este projeto de monitoria conseguiu superar os objetivos iniciais, pois além de atender às demandas de disciplinas do DMU, alcançou um público muito mais amplo, em nível nacional”, concluiu o orientador.
Para o futuro
Shéron Morales projeta criar em seu Trabalho de Conclusão de Curso um acervo virtual com o material produzido e este será disponibilizado aos professores de História da Música, Artes e de História do Brasil que atuam no ensino público formal (universidade, conservatórios de música,escolas públicas) e não formal (projetos sociais, museus, bibliotecas), como instrumento didático para o ensino da Arte, da História do Brasil e História da Música no Brasil.
“Estou muito animada em construir novos projetos. Foi gratificante ouvir de professores e palestrantes um retorno positivo da nossa apresentação. Eles confirmaram a necessidade em sala de aula da ligação da imagem com a música”, arrematou Shéron.

O CineOP
Mais de 20 mil pessoas estiveram presentes na 18ª edição da CineOP. O evento é considerado um dos maiores no segmento audiovisual, e já se consolidou no calendário e circuito de mostras e festivais do país como único a apresentar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação.
O tema central da mostra foi “Memória e Criação para o Futuro” e dialogou com a Temática “Educação, Cinema e Educação Digital: Deslocamentos”, proposta pelo 15º Fórum da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual que faz parte da programação da Cineop. O objetivo foi propor um debate e exibir as relações entre as concepções e experiências do cinema e da educação e suas diferentes maneiras de se relacionar.
Ascom
Com informações de Sheyla Pink (DRT 1317/SE)
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