Na tarde da última quarta-feira, 12, ocorreu o Pics Day no Sebrae, em Aracaju. O evento, referente à 3ª edição do Programa de Indução à Criação de Startups, trata-se de uma reunião com as equipes selecionadas no edital, promovido pela Universidade Federal de Sergipe, através da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte/ UFS).

Sobre o evento
O lançamento do Pics 3.0 teve como objetivo estimular o desenvolvimento de novas startups no estado de Sergipe, por meio das produções tecnológicas e científicas de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação da UFS, através do edital de apoio financeiro financiado pela instituição.
O encontro contou com a participação de 15 startups para difundir a jornada empreendedora que a UFS oferece aos estudantes no âmbito acadêmico e profissional. Para o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec), Antônio Martins, oportunizar o estímulo à inovação faz parte das diretrizes da universidade.
“A UFS incentiva a participação de discentes de graduação e pós-graduação com apoio financeiro, técnico e acadêmico, promovendo a participação de alunos e professores, e compartilhando a ciência, tecnologia e conhecimento gerado na instituição. Isso fortalece a conexão entre a academia e o mercado, estimulando a troca de ideias, parcerias e colaborações entre os empreendedores e a universidade”, argumenta Martins.
O coordenador também explicou que o kick-off desempenha o importante papel de estimular o empreendedorismo inovador para os jovens empreendedores que estão no estado, e, a partir da interação desses estudantes e profissionais no evento, ideias de negócios em benefício da sociedade como um todo.
O evento contou com dois painéis: Conceitos de startups e empreendedorismo, ministrado por Marcos Vasconcelos (Acelerase) e Bruno Oliveira (Explicaê); e Jornada e cases de sucesso, ministrado por Daiana Joyce (Geedu) e Elias Vasconcelos (Neurometa). Na ocasião, foram compartilhados conhecimentos sobre como iniciar e impulsionar um negócio baseado na inovação que o mercado exige.

“Sou egressa da UFS e, para mim, foi uma honra e uma alegria imensa compartilhar um pouco da minha trajetória como empreendedora e CEO do Geedu e, assim, poder incentivar jovens a tornarem suas ideias em projetos inovadores que impactem positivamente a vida de muitas pessoas”, ressalta Daiana.
Ao final do Pics Day 3.0, os estudantes puderam entender mais sobre o projeto que nasceu na universidade e fomenta a cultura de inovação e empreendedorismo entre os próprios alunos, permitindo que eles transformem suas ideias e pesquisas em soluções para o mercado de trabalho.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br