
A abertura de negócios inovadores impulsionam o desenvolvimento do país e reconhecer essa realidade ainda na formação acadêmica dos estudantes é fundamental para o estímulo de universitários em suas jornadas empreendedoras. Nessa perspectiva, o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou a Jornada de Formação Empreendedora do Professor. A ação aconteceu nos campi de São Cristóvão e Nossa Senhora da Glória (Sertão).
Na tarde da última terça-feira, 01, com o tema “Construindo o futuro por meio da educação empreendedora”, o evento marcou o alinhamento de ações parceiras entre o Sebrae e o Centro de Empreendedorismo da UFS no Campus de São Cristóvão. "Esse é momento de voltar a concepção pedagógica ao olhar mercadológico, a fim de aproximar a universidade das empresas e do mercado como um todo", diz o reitor da universidade, Valter Santana.

Para a coordenadora do Centro de Empreededorismo da UFS (Cemp) e organizadora do evento, Jucileia Morais, a iniciativa é fundamental para preparar o professor na atuação da educação empreendedora dentro e fora da UFS. "A atividade é extremamente importante para capacitar os professores, que serão futuros realizadores de ações na área de empreendedorismo. Com todas essas ferramentas, eles poderão contribuir para a formação de melhores profissionais e melhores cidadãos, utilizando todas as características empreendedoras que são importantes em qualquer profissão do presente e do futuro também", explica.
O diretor do Sebrae Sergipe comentou sobre essa parceria. “Estamos retomando uma colaboração para capacitar os docentes e disseminar a prática do empreendedorismo no nosso estado. É uma questão de mobilizar esses profissionais para que a cultura de inovar seja fortalecida em Sergipe”, pontua Brenno Barreto.
Durante a palestra, o caráter da educação empreendedora na perspectiva do ensino superior foi debatido. O palestrante José dos Anjos Júnior reforçou a importância desse diálogo direto com os docentes. “O intuito é trazer uma capacitação para os professores para que eles possam levar aos alunos uma perspectiva ampliada do que é o empreendedorismo não só para negócios tradicionais, mas também para negócios de impacto social e ambiental”, afirma.

Ações inovadoras

O evento também aborbou a necessidade de falar sobre o intraempreendedorismo, que é a prática de empreender dentro da própria empresa, além de destacar o crescimento das startups — iniciativa que a UFS promove frequentemente. “A construção de conhecimento voltado ao olhar empreendedor já é uma prática recorrente da instituição, e isso significa que estamos oportunizando o caminho para que a nossa comunidade pense em alternativas e soluções inovadores para o mercado”, relata a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira.

Presente no evento, o diretor acadêmico-pedagógico do Campus de Lagarto, André Barreto, falou sobre a importância da palestra para os professores, em especial, para ele, oriundo de um campus que recém implantou o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. “A ideia é que nós possamos trazer esse tipo de ação para o CampusLag, incentivando os alunos da saúde a empreender em suas respectivas áreas, já que a formação no campo da saúde é mais centrada em prestar assistência, e nossos discentes podem e devem ter a opção aprender a montar negócios e realizar ações inovadoras para o mercado”, explica.

Apesar de o público-alvo ser docentes e gestores da instituição, a palestra também contou com a presença de estudantes de diferentes cursos. Edilson Wiltshire é graduando vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura e está sempre engajado na temática empreendedora. “É muito importante falar de empreendedorismo dentro da universidade, e isso estimula os alunos a pensarem além das possibilidades que já existem, inclusive, para mim, que estou empenhado em desenvolver uma cooperativa de pescado em Aracaju. O ato de empreender é extremamente essencial para essa iniciativa que venho trabalhando”, ressalta o discente.

O lançamento da Jornada de Formação Empreendedora do Professor aconteceu no Campus do Sertão, no município de Nossa Senhora da Glória, nesta quarta-feira (02). O evento também contou com a palestra “Construindo o futuro por meio da educação empreendedora” no auditório do campus.
Jornada Empreendedora do Professor
A coordenadora do Cemp explica também que a Jornada Empreendedora do Professor será dividida em duas etapas. A primeira seguirá, de forma híbrida, até o dia 28 de setembro e os docentes interessados podem realizar inscrição por meio do próprio Centro de Empreendedorismo da UFS no formulário disponível aqui.
"A expectativa é que tenhamos muitos professores realizando essa essa capacitação, que teve essa primeira etapa e depois terá uma segunda etapa continuada com ações mais direcionadas para cada centro e campus da univerisdade. A ideia é encerrar essa primeira etapa da Jornada de Formação durante a semana de empreendedorismo da UFS, chamada Empreenda-se, que vai acontecer de 26 a 28 de setembro".
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br