Discutindo migrações e solidariedade entre os povos, foi aberta nesta terça, 22, a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos!, com o objetivo de estreitar os laços entre as regiões e mapear o diálogo intercultural contemporâneo entre a América Latina e os países árabes.
Coordenador científico da iniciativa, o professor Geraldo Campos, do Departamento de Relações Internacionais, explicou que essa é a primeira conferência aberta do programa implantado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2022 agregando cinco países: Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile.
“Esse projeto tem como objetivo aproximar, fortalecer, dar visibilidade e promover laços entre os países árabes e os países latinoamericanos, as sociedades civis da América Latina, Caribe e do mundo árabe”, disse Geraldo.
O reitor Valter Santana pontuou que este “é um evento extremamente importante, não só pela temática, que é uma temática extremamente sensível e cara para a universidade, mas por oportunizar aos nossos alunos uma interação com personalidades de diversos países, colocando a Universidade Federal de Sergipe no cenário internacional. Então, muito parabenizo aos professores, aos organizadores, pela realização deste evento da Unesco aqui na UFS”.
No quinto período de Relações Internacionais, a estudante Isadora Fernandes, está buscando aproveitar o evento ao máximo. “Vou estar aqui todos os dias, todos os horários do evento, muito ansiosa pra ver mais”, disse.
E completou: “Às vezes a gente não valoriza quão grandes coisas a gente tem oportunidade aqui dentro da UFS, sabe? Esse é um evento internacional, que traz uma pauta muito importante para nós enquanto sociedade, e que abre muitas portas, muitas oportunidades de vivência, de conversar com pessoas e de se antenar realmente a essas questões”.
Rosalvo Ferreira, vice-reitor, acrescenta que “a importância deste evento se deve tanto pelo caráter de internacionalização da UFS, mas sobretudo pela possibilidade de integração entre os povos árabes e latinos a partir da construção de pontes e diálogos culturais e de intercâmbio, a partir do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai/UFS)”.
Concerto
O auditório lotado da Didática VII vibrou com o Concerto Árabe-Nordestino conduzido, inicialmente, por Sami Bordokan e William Bordokan, e em seguida contando com a participação de Pedrinho Mendonça, João Mário, Meire Barreto, Artur Barreto, Maísa Nascimento e Dami Dória. Nessa mescla de artistas da música árabe e artistas sergipanos, foram mescladas também as tradições culturais/musicais das duas regiões.
Presenças
A abertura oficial do evento contou, além do reitor Valter Santana, com a presença das seguintes autoridades: Angela Melo (Diretora - Divisão de Pesquisa, Ética e Inclusão, Setor de Ciências Sociais e Humanas - UNESCO); Abdulaziz Almagushi (Deputado Diretor-Geral da Fundação do Sultão Bin Abdulaziz Al Saud, Riyadh, Saudi Arabia); e Mohamad Mourad (Vice-Presidente de Relações internacionais (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).
Programação
Iniciativa da Unesco, em parceria com o Ceai, a conferência segue até esta quinta, 24, no Auditório da Didática VII. Nesta quarta, 23, a conferência contará com a participação do cantor Martinho da Vila, na mesa: “Memórias Interculturais: uma conversa com Martinho da Vila”.
Para finalizar, no dia 24, no turno da tarde, os debates com as mesas: “Memória, Território e Direitos Culturais”, com o cineasta palestino Kamal Aljafari e “Encontros literários: nas trilhas dos Malês”, com a escritora Ana Maria Gonçalves. Em seguida, a sessão de encerramento e a apresentação cultural “Homens Parafuso”, e o anúncio de novos projetos promovidos pela Unesco.
Confira a programação completa abaixo.
Ascom
comunica@academico.ufs.br