Qua, 23 de agosto de 2023, 19:11

UFS sedia 1ª Conferência Internacional Arab Latinos!, evento promovido pela Unesco
Em parceria com o Centro de Estudos Árabes e Islâmicos
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Discutindo migrações e solidariedade entre os povos, foi aberta nesta terça, 22, a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos!, com o objetivo de estreitar os laços entre as regiões e mapear o diálogo intercultural contemporâneo entre a América Latina e os países árabes.

Coordenador científico da iniciativa, o professor Geraldo Campos, do Departamento de Relações Internacionais, explicou que essa é a primeira conferência aberta do programa implantado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2022 agregando cinco países: Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile.


1g6a0048 1500x1000
Reitor Valter Santana
Reitor Valter Santana

“Esse projeto tem como objetivo aproximar, fortalecer, dar visibilidade e promover laços entre os países árabes e os países latinoamericanos, as sociedades civis da América Latina, Caribe e do mundo árabe”, disse Geraldo.


Geraldo Campos, docente de Relações Internacionais, é o coordenador científico da iniciativa junto à Unesco
Geraldo Campos, docente de Relações Internacionais, é o coordenador científico da iniciativa junto à Unesco
1g6a0155 1500x1000   1

O reitor Valter Santana pontuou que este “é um evento extremamente importante, não só pela temática, que é uma temática extremamente sensível e cara para a universidade, mas por oportunizar aos nossos alunos uma interação com personalidades de diversos países, colocando a Universidade Federal de Sergipe no cenário internacional. Então, muito parabenizo aos professores, aos organizadores, pela realização deste evento da Unesco aqui na UFS”.


1g6a0039 1500x1000
1g6a0052 1500x1000
1g6a0029 1500x1000

No quinto período de Relações Internacionais, a estudante Isadora Fernandes, está buscando aproveitar o evento ao máximo. “Vou estar aqui todos os dias, todos os horários do evento, muito ansiosa pra ver mais”, disse.

E completou: “Às vezes a gente não valoriza quão grandes coisas a gente tem oportunidade aqui dentro da UFS, sabe? Esse é um evento internacional, que traz uma pauta muito importante para nós enquanto sociedade, e que abre muitas portas, muitas oportunidades de vivência, de conversar com pessoas e de se antenar realmente a essas questões”.


1g6a0018 1500x1000
1g6a0055 1500x1000

Rosalvo Ferreira, vice-reitor, acrescenta que “a importância deste evento se deve tanto pelo caráter de internacionalização da UFS, mas sobretudo pela possibilidade de integração entre os povos árabes e latinos a partir da construção de pontes e diálogos culturais e de intercâmbio, a partir do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai/UFS)”.


1g6a0026 1500x1000
Estudante Isadora Fernandes
Estudante Isadora Fernandes

Concerto

O auditório lotado da Didática VII vibrou com o Concerto Árabe-Nordestino conduzido, inicialmente, por Sami Bordokan e William Bordokan, e em seguida contando com a participação de Pedrinho Mendonça, João Mário, Meire Barreto, Artur Barreto, Maísa Nascimento e Dami Dória. Nessa mescla de artistas da música árabe e artistas sergipanos, foram mescladas também as tradições culturais/musicais das duas regiões.


Vice-reitor Rosalvo Ferreira
Vice-reitor Rosalvo Ferreira

Presenças

A abertura oficial do evento contou, além do reitor Valter Santana, com a presença das seguintes autoridades: Angela Melo (Diretora - Divisão de Pesquisa, Ética e Inclusão, Setor de Ciências Sociais e Humanas - UNESCO); Abdulaziz Almagushi (Deputado Diretor-Geral da Fundação do Sultão Bin Abdulaziz Al Saud, Riyadh, Saudi Arabia); e Mohamad Mourad (Vice-Presidente de Relações internacionais (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).

Programação

Iniciativa da Unesco, em parceria com o Ceai, a conferência segue até esta quinta, 24, no Auditório da Didática VII. Nesta quarta, 23, a conferência contará com a participação do cantor Martinho da Vila, na mesa: “Memórias Interculturais: uma conversa com Martinho da Vila”.


Sami Bordokan e William Bordokan
Sami Bordokan e William Bordokan
1g6a0133 1500x1000
Artistas da música árabe e artistas sergipanos
Artistas da música árabe e artistas sergipanos

Para finalizar, no dia 24, no turno da tarde, os debates com as mesas: “Memória, Território e Direitos Culturais”, com o cineasta palestino Kamal Aljafari e “Encontros literários: nas trilhas dos Malês”, com a escritora Ana Maria Gonçalves. Em seguida, a sessão de encerramento e a apresentação cultural “Homens Parafuso”, e o anúncio de novos projetos promovidos pela Unesco.

Confira a programação completa abaixo.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 23 de agosto de 2023, 19:51
Notícias UFS