Com o objetivo de desenvolver ações voltadas às moradias e aos moradores do centro Histórico de Laranjeiras, foi lançado na última quarta, 23, o Canteiro Modelo de Conservação Laranjeiras, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob coordenação da Universidade Federal de Sergipe e apoiadas pela prefeitura do município.
O professor Márcio da Costa Pereira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do campus Laranjeiras (DAU), é o coordenador do projeto e explica que o Canteiro Modelo tem como prioridade a assistência técnica para intervenções de conservação e restauro em bens tombados e pertencentes a famílias com renda de até três salários mínimos.
“Este olhar do Iphan e universidade para as casas populares inseridas no conjunto arquitetônico e paisagístico tombado resgata dignidade e qualidade de vida para um grande número de famílias que habitam espaços insalubres e em preocupante estado de conservação. Os recursos pactuados entre o Iphan e a universidade serão destinados à execução de reformas a partir de projetos e diagnósticos desenvolvidos pelos professores, técnicos, alunos e a comunidade envolvida”, explica.

A cidade de Laranjeiras é uma das 17 cidades históricas selecionadas no Brasil para serem atendidas pelo projeto Canteiro Modelo de Conservação. Para o presidente do Iphan, Leandro Grass, esse é um dos mais importantes projetos do instituto.
“Com esse projeto, esperamos dar respostas às reais necessidades da população que vive em centros históricos tombados, já que, muitas vezes, existem conflitos a respeito das construções e preservações dos monumentos, e hoje a gente reverte esse quadro, através de uma parceria com a Prefeitura, a UFS, o Iphan e com todos os moradores. O resultado é que a gente está chegando aonde realmente precisa, que é no povo, com redução das desigualdades, fragilidades e vulnerabilidade social”, disse Grass.

Formação
O reitor Valter Santana pontua o benefício social do projeto e destaca o papel da universidade. “Estamos participando agora de um novo momento para Laranjeiras. A universidade amplia a sua contribuição à cidade dando suporte técnico e operacional àquelas pessoas que mais precisam. A contribuição social é extremamente importante, aliada a uma oportunidade de ampliação ou de melhoria no processo de formação dos nossos alunos aqui do campus”.
As ações de assistência técnica pública e gratuita serão realizadas pela universidade através da extensão universitária multidisciplinar, estágios supervisionados, residências acadêmicas, grupos de pesquisa e demais mecanismos acadêmicos.

“O Canteiro contará com laboratórios da universidade para ensaios e estudos que irão subsidiar o desenvolvimento dos projetos de melhoria das Habitações de Interesse Social. As pesquisas desenvolvidas formarão um banco de dados e ideias que darão subsídio à elaboração de novas estratégias e projetos arquitetônicos e urbanísticos para atender a população”, detalha o professor Márcio.
Presenças
A solenidade de lançamento do projeto ocorreu no Campus de Laranjeiras e contou com a participação do prefeito do município, José de Araújo Leite Neto (Juca), do presidente do Iphan, Leandro Grass, do secretário de Turismo do estado de Sergipe, Marcos Franco e, representando o reitor da UFS, o professor Cesar Henriques Matos, diretor do campus de Laranjeiras, entre outras autoridades.
comunica@academico.ufs.br