
Fundado em 1978, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCSA/UFS) tem papel fundamental no que diz respeito à contribuição para a história da universidade, seja no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Diante dessa realidade, foi comemorado nesta segunda-feira, 28, o aniversário de 45 anos do centro com a presença de alunos, docentes, e técnicos administrativos, em uma sessão solene de reconhecimento aos que fizeram e fazem parte do CCSA.
“Celebrar os momentos da nossa instituição também significa refletir acerca do trabalho que nos antecedeu e permitiu que a UFS se tornasse a potência que é atualmente. Isso nos espelha no dia a dia para dar continuidade a esse legado de construir uma universidade ainda mais forte. Hoje é dia de agradecer e prestar o merecido reconhecimento a todos que fortalecem a instituição”, afirma o reitor da UFS, Valter Santana.

A solenidade, que contou com apresentação do Coro Musikê do Departamento de Música, também marcou a série de celebrações que a universidade está realizando ao longo de 2023, em comemoração ao aniversário de 55 anos da UFS. O evento comemorativo foi conduzido pela diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Martha Suzana, e pela vice-diretora Cristiane Alcântara.


As docentes ressaltaram a importância de celebrar o aniversário de implantação do centro dentro da universidade. “Esse é um momento único e que envolve agradecimentos a todos que contribuíram e fazem parte do crescimento do CCSA, que forma não só novos profissionais para o mercado, mas também transforma a vida das pessoas”, afirma a diretora do CCSA, Martha Suzana.
O centro é composto pelos departamentos de Administração (DAD), Ciências Contábeis (DCC), Ciência da Informação (DCI), Direito (DDI), Economia (DEE), Relações Internacionais (DRI), Secretariado Executivo (DSE), Serviço Social (DSS) e Turismo (DTUR).


Na oportunidade, servidores aposentados que integraram o corpo docente do centro estiveram reunidos para prestigiar o evento. Esse é o caso da professora Maria Helena Cruz, que ingressou na instituição em 1976 e participou da fundação dos programas de pós-graduação em Educação (NPGED), Serviço Social (PROSS) e Sociologia (PPGS).
Apesar de estar aposentada, a professora continua contribuindo para o CCSA através da participação no mestrado e doutorado. “É uma imensa satisfação contribuir para o centro e, consequentemente, para a instituição. Minha vida está aqui na UFS e ter participado efetivamente da criação de três programas da pós-graduação me enche de alegria”, enfatiza a docente.

Se durante a solenidade os professores estavam emocionados com a celebração, os alunos também sentiram a importância do momento. A discente Valéria Nunes, do curso de Serviço Social, contou orgulhosa sobre a sensação de fazer parte da história do CCSA. “Além de ser um centro tradicional na universidade, com cursos de grande importância e que estão à serviço da sociedade, o CCSA acolhe todos os seus alunos e nos dá, enquanto estudantes, o suporte necessário durante a graduação. É muito emocionante para mim vivenciar isso, principalmente por já estar no final do curso e me despedindo da universidade”, conta.

Durante a trajetória do centro nesses 45 anos de existência, conquistas representativas para a UFS foram alcançadas. O Departamento de Ciência da Informação (DCI), por exemplo, conquistou recentemente a abertura do curso de mestrado, como lembra a professora Janaína Fialho.

“Comemorar esse aniversário significa também celebrar uma vitória. Muitos cursos cresceram e evoluíram aqui dentro e acompanhar tudo isso é de uma satisfação inenarrável, particularmente, sobre DCI. Nós conseguimos a vitória de sermos um departamento, mas, lá atrás no processo ainda embrionário, éramos um núcleo da ciência da informação e, atualmente, já conquistamos muitas coisas, inclusive, o mestrado que chegou ao nosso departamento há quatro anos”, explica a docente do DCI.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br