Qui, 31 de agosto de 2023, 14:13

Eleitos pela comunidade, novos diretor e vice-diretor do Campus do Sertão tomaram posse nesta quinta-feira
Maycon Fagundes, diretor, e Edivaldo Rosas, vice-diretor, estarão à frente da unidade pelos próximos quatro anos
Solenidade aconteceu hoje no Campus do Sertão. (Foto: Ascom UFS)
Solenidade aconteceu hoje no Campus do Sertão. (Foto: Ascom UFS)

Tomou posse na manhã desta quinta, 31, em Glória, a nova diretoria do Campus do Sertão. Os professores Maycon Fagundes Teixeira Reis, do Departamento de Agroindústria, e Edivaldo Rosas dos Santos Junior, do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra, foram nomeados diretor e vice-diretor, respectivamente.

A posse ocorreu após a realização de processo eleitoral inédito na unidade da Universidade Federal de Sergipe criada em 2015. O resultado foi divulgado no último dia 1º de agosto, obtendo o diretor um percentual de 80,79% dos votos e 85,08% para o vice-diretor. Maycon e Edivaldo tomam posse para mandatos de quatro anos.

“Somos professores que estão desde o início, vimos a transformação acontecendo e participamos ativamente desse processo de construção até aqui. Então, isso motivou bastante para que chegássemos com a proposta de fortalecer cada vez mais o nosso campus, num âmbito estrutural e estruturante”, disse o novo diretor.


Foto: Ascom UFS
Foto: Ascom UFS

Falando sobre a expectativa para o início do trabalho e as suas propostas de gestão, Maycon pontuou a perspectiva de mudança para a sede definitiva com uma preocupação central: “Precisamos seguir com esse apoio para a mudança para a nova sede, que vai ser uma fase bem desafiadora, e estaremos dispostos a contribuir para que isso ocorra da melhor forma possível”, disse.

Sobre as questões pedagógicas, Maycon afirma que “esse tipo de metodologia ativa, essa forma de conduzir o campus, tem colocado no mercado profissionais realmente diferenciados. O feedback tem sido bastante positivo, então a gente tem que manter e fortalecer cada vez mais essas estratégias”.

O campus do Sertão adota como metodologia de ensino, em seus quatro cursos (Agroindústria, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia) a chamada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP, em inglês BPL), na qual o aluno exerce papel central no processo de aprendizagem, possibilitando que assumam uma postura proativa diante dos problemas encontrado em campo.

Processo democrático

O reitor Valter Santana pontuou que este é um momento importante não só para o Campus do Sertão, mas para a consolidação do processo democrático dentro da UFS. “Houve um trabalho interno de adequação dos nossos regramentos para que a instituição pudesse expressar a vontade da comunidade, aliado a avanços também na normalização da instituição, para que pudéssemos nomear um diretor e um vice-diretor eleitos diretamente pela comunidade dentro de um processo institucional”, disse.

Desde 1984, a comunidade acadêmica realizou consultas informais para a escolha dos dirigentes da instituição, porém, o processo não tinha amparo na legislação da universidade. Com o novo regramento, alunos, professores e servidores técnico-administrativos poderão fazer valer sua escolha na definição das listas tríplices para as direções de unidades acadêmicas, através da consulta direta em vez da atual escolha indireta, por meio do Colégio Eleitoral. A mudança também valerá para a escolha do próximo reitor e vice-reitor.

Grato pelo trabalho realizado pela então diretora pró-tempore e pelo coordenador pedagógico do campus, Valter disse que a ideia é “seguir um trabalho que vinha sendo executado de uma forma muito consolidada pelos professores Anny Kelly e Valdir, trabalho que levou o Campus do Sertão a um patamar de excelência, de interação com a sociedade, e a partir de agora seguir dialogando cada vez mais com a comunidade sobre o futuro do campus”, concluiu.


Foto: Ascom UFS
Foto: Ascom UFS

Pró-tempore

A professora Anny Kelly Oliveira, do departamento de Agroindústria, foi designada em abril de 2021 como diretora pró-tempore do Campus do Sertão. Ela explicou que, juntamente com o professor Valdir Ribeiro Júnior, coordenador pedagógico, “tivemos a oportunidade de descobrir e conhecer aquilo que a gente não conhecia fora da gestão, porque como professor a gente às vezes não faz tanta coisa. E a proposta era que todo mundo colaborasse. E nesse momento, a gente está entregando o campus com toda a comunidade envolvida, tanto docentes, como discentes e técnicos participando da gestão mesmo, sendo uma gestão colaborativa”.

Histórico


Campus do Sertão atualmente funciona em sede provisória (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)
Campus do Sertão atualmente funciona em sede provisória (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)
Imagem da sede definitiva do Campus do Sertão, em construção (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)
Imagem da sede definitiva do Campus do Sertão, em construção (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)

Anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2014, o Campus do Sertão é mais uma ação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) rumo à consolidação do projeto de interiorização do ensino superior no Estado. O município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, foi a localidade escolhida para a implantação do campus.A Aula Magna do Campus do Sertão foi realizada no dia 29 de setembro de 2015. Já o começo do ano letivo se deu no dia 23 de novembro do mesmo ano, data esta que marcou o início das atividades na unidade.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 31 de agosto de 2023, 15:38
Notícias UFS