A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final do Edital nº 2/2023, do Prêmio Capes de Tese 2023, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. Com o resultado, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) obteve uma menção honrosa na área Engenharias II.
De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, o título reconhece a qualidade da pesquisa na instituição de ensino. “O Prêmio Capes de Tese destaca as excelentes teses de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros. No entanto, essa conquista é altamente competitiva, abrangendo teses de todo o país. A Capes seleciona as teses mais destacadas, que chegam ao comitê final, e concede menções honrosas em reconhecimento à qualidade e ao impacto nacional e internacional”, explica o pró-reitor.
“Recentemente um estudante da UFS foi novamente honrado com essa distinção na área de Engenharias II, uma das mais cruciais para o progresso do Brasil. Nossa universidade está orgulhosa por essa conquista e estende as mais calorosas congratulações à professora Rosane Betânio, orientadora, e ao professor Nilson Ferreira, coorientador, por seu trabalho excepcional, que resultou nessa premiação. Reconhecemos igualmente o esforço notável de Robert Matos, um de nossos doutorandos brilhantes, que foi aluno do programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFS. Seu trabalho representa o auge da pesquisa acadêmica e evidencia o compromisso contínuo da UFS com a excelência educacional e científica”, pontua Lucindo.
Inovação
Para o agraciado com a menção honrosa, Robert Matos, a sua tese conseguiu trazer uma abordagem inovadora e ecologicamente consciente. “Falamos sobre a utilização da riqueza da biomassa amazônica na síntese de nanomateriais para aplicações fotocatalíticas. A Amazônia, com sua exuberante biodiversidade, é um tesouro inestimável, que oferece oportunidades para desenvolver soluções sustentáveis e avançadas. A decisão de explorar a biomassa Amazônica como um ‘bioquelante’ na síntese de nanopartículas é uma homenagem à biodiversidade e uma manifestação de como a ciência e a natureza podem se fundir harmoniosamente”, explica o doutor.
“Os nanocompósitos que desenvolvi representam um avanço no campo dos processos de oxidação avançados, porque se apresentam como potenciais materiais sustentáveis para descontaminação de água residual. Portanto, o verdadeiro diferencial dessa pesquisa é a fonte da qual derivam esses materiais: a biomassa amazônica. Ao usar os recursos naturais de maneira responsável, não só estamos impulsionando a inovação, mas também promovendo a conservação e o respeito pela natureza biodiversidade brasileira”, complementa Robert.
Excelência
Ele diz que a pesquisa não apenas destaca a excelência da UFS, mas também ressoa com os objetivos de produzir conhecimento relevante, impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento sustentável. “A menção honrosa no Prêmio Capes de Tese solidifica a posição da UFS como uma instituição de destaque na pesquisa científica e inspira novas gerações a se dedicarem ao avanço do conhecimento e à resolução de desafios complexos. A emoção que sinto agora ao ser agraciado com uma menção honrosa no renomado Prêmio Capes de Tese é indescritível e transcende as palavras. Esta conquista é não apenas uma validação pessoal, mas também um reflexo da dedicação incessante dos meus orientadores e da instituição UFS”, comenta Robert Matos.
O título original do seu trabalho é ‘Atividade fotocatalítica de nanocompósitos ZnO/Fe3-xMnxO4/óxido de grafeno (0,075≤x≤0,30) obtidos com nanopartículas sintetizadas em meio bioquelante amazônico’. Ele foi coorientado pelo professor Nilson Ferreira e orientado pela professora Rosane Betânio, que explica a importância do estudo.
“A pesquisa explorou o uso de um bioquelante amazônico na síntese de nanopartículas de ZnO e Fe3- xMnxO4, cujos métodos de síntese tradicionais são caros e usam agentes quelantes nocivos e agressivos ao meio ambiente. O agente natural permitiu a síntese das nanopartículas em etapa única, segura e de baixo custo, cujas propriedades físicas foram combinadas para fornecer uma notável melhor atividade fotocatalítica nos nanocompósitos ZnO/Fe3-xMnxO4/OG. Os resultados desta pesquisa são promissores para o desenvolvimento de materiais fotocatalíticos mais eficientes e sustentáveis”, destaca a orientadora.
Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos coorientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br