
O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), iniciou a castração de cães e gatos por meio do programa Aju Animal, que é voltado para a proteção e cuidados com cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas ou que estão em abrigos de Aracaju.
Para realizar a inscrição dos animais a serem castrados, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) pelo WhatsApp 79 98141-4814. Posteriormente, a solicitação de atendimento é encaminhada para o atendimento no Hospital Veterinário da UFS.
De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o início dos serviços chega para atender às demandas da sociedade por meio dos profissionais que estão sendo formados na instituição de ensino. “Hoje estamos vivendo o momento de oportunização do aprendizado de qualidade de nossos alunos. O Hospital Veterinário está todo equipado para ofertar o que temos de melhor em termos de profissionais e de serviços. A partir de agora, estamos a serviço da comunidade para os atendimentos”, resumiu o reitor Valter Santana.

Parceria
Já o secretário da Sema, Alan Lemos, explicou como vai funcionar na prática essa parceria. “Cães e gatos de protetores dos animais, de acumuladores ou que estão em situação de abandono nas ruas, serão recebidos pela Aju Animal e, a partir daí, será realizado um cadastramento para deslocar esses animais de Aracaju até o Departamento de Medicina Veterinária da UFS, para que seja feito o processo de castração no hospital. Estão previstas na universidade mil castrações anualmente”, detalhou.
Para ele, essa ação junto à UFS mostra o esforço em fazer não apenas o controle populacional dos animais em condição de vulnerabilidade que estão nas ruas de Aracaju. “Estamos também usando toda a estrutura e expertise que a universidade tem para fazer uma pesquisa epidemiológica, para conhecer melhor as condições de saúde dos animais e, assim, fazer com que as ONGs e entidades protetoras de animais possam ter melhor condição para viabilizar a adoção”, complementou o secretário.
A conquista na realização de atendimentos em larga escala no Hospital Veterinário do campus já era planejada pelo Departamento de Medicina Veterinária, e por meio dessa parceria com a Prefeitura de Aracaju, a expectativa é que cães e gatos terão mais qualidade de vida e chances aumentadas de adoção.
“A UFS tem o curso de Medicina Veterinária há cerca de dez anos, um curso relativamente novo, e temos uma participação nesse programa, primeiro, com grande expectativa e responsabilidade, não só pela castração, mas pela pesquisa que será desenvolvida. Esse programa vai trazer um diferencial para Aracaju, tem bases bem sólidas, no qual a universidade vai se beneficiar e trazer conhecimento científico. Nossos alunos de graduação vão poder participar de todo o processo. A Prefeitura está de parabéns por esse iniciativa. É um ganho qualitativo para a sociedade”, ressalta o chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UFS, Edízio Azevedo.

Para o professor Gabriel Lee, do DMV/UFS, esse projeto é uma conquista coletiva. “Faz muito tempo que o Hospital Veterinário já vinha procurando algum tipo de convênio com prefeituras e órgãos públicos, agora, finalmente, conseguimos alcançar esta meta. Esses primeiros atendimentos à população é o retorno que queremos dar à comunidade através de castrações e pensando especificamente no bem estar animal. Sabemos que em todos os campi do país a problemática do abandono animal é constante e sabemos que isso precisa ser combatido. Nosso maior intuito é reforçar a ideia da adoção e castração, oferecendo ao mesmo tempo, para nossos alunos, um treinamento real do que eles vão encontrar no mercado de trabalho”, justificou o professor.
Com informações da Prefeitura Municipal de Aracaju.