Ter, 24 de outubro de 2023, 10:56

Em parceria com o Minc, Departamento de Turismo da UFS promove evento comemorativo pelo Dia da Sergipanidade
Simpósio também marcou os 10 anos do projeto de extensão "Sergipanidades"
Simpósio Sergipanidades aconteceu na Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O projeto Sergipanidades, ação de extensão do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (Dtur/UFS) e o Escritório Estadual do Ministério da Cultura promoveram na última segunda, 23, o Simpósio Sergipanidades. O evento aconteceu em homenagem ao Dia da Sergipanidade, celebrado no dia 24 de outubro, e aos 10 anos do projeto de extensão.

O coordenador do projeto e servidor do Ministério da Cultura em Sergipe, Denio Azevedo, ressalta a importância do evento para Sergipe. “A proposta do evento é refletir e também sensibilizar os sergipanos e sergipanas sobre a importância da sergipanidade no nosso cotidiano. A ideia é que as pessoas conheçam, vivenciem e experienciem Sergipe, e com isso elas comecem a respeitar e valorizar nosso patrimônio cultural”.

Dênio Azevedo é o coordenador do projeto "Sergipanidades". (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A programação, realizada durante todo o dia na Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, englobou diferentes apresentações sobre as identidades culturais nas cidades de Sergipe. Thiago Fragata, um dos agentes fundadores da Academia de Letras de São Cristóvão, foi um dos palestrantes do evento. “Eu fui convidado para dar um depoimento sobre a ideia de identidade a partir do município de São Cristóvão, dentro de um conceito chamado ‘São Cristovidade’”, conta Thiago.

Thiago Fragata palestrou durante o simpósio. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além de São Cristóvão, aconteceram apresentações sobre os municípios de Lagarto, Riachão do Dantas, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora da Glória, Cristinápolis, Estância, Aracaju, Canindé de São Francisco, Tomar do Geru e Nossa Senhora das Dores. O evento também contou com atividades sobre outros aspectos da sergipanidade.

(foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Laura Almeida, professora do Dtur/UFS, também participou da organização do evento. “A gente tenta ter na essência do curso essa sergipanidade bem clara, o que ainda é um desafio. Mas eu acho essa iniciativa muito importante para fortalecer a cultura, a identidade, e o que sempre pontuamos como essenciais para o turismo”, comenta a professora.

Professora Laura Almeida foi uma das organizadoras do evento. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O evento foi prestigiado por estudantes e docentes da UFS. A aluna Samara dos Santos, do curso de Relações Internacionais, sentiu vontade de aprender mais sobre o estado e acompanhou simpósio.

Samara dos Santos é aluna do curso de Relações Internacionais na UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Acho importante conhecer nosso estado, principalmente em um evento que fala sobre cultura e literatura. Isso me acende os olhos e me faz querer aprender muito mais sobre meu estado”, afirma a estudante.

Fernanda Monteiro – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS