Seis projetos da Universidade Federal de Sergipe foram aprovados no Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, iniciativa dirigida a programas de pós-graduação stricto sensu que obtiveram nota três nos três últimos ciclos avaliativos da Capes. O resultado final do edital foi publicado na última sexta-feira, 24.
“A aprovação de 100% reforça a qualidade das propostas enviadas e o alinhamento com o planejamento estratégico da UFS para consolidação de sua pós-graduação. É recurso financeiro novo e substancial que deve ajudar os programas a melhorarem suas notas na avaliação quadrienal da Capes e ampliarem suas ações de internacionalização e produção científica qualificada”, explica Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Posgrap).
As propostas aprovadas referem-se aos programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em Ciência da Computação (PROCC), em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROCTA), em Engenharia Civil (PROEC), em Engenharia Química (PEQ), e em Engenharia Elétrica (PROEE).
O programa do governo federal busca reduzir as assimetrias de qualidade na pós-graduação por meio da formação de recursos humanos de alto nível, qualificação do corpo docente das instituições de ensino superior, melhoria da infraestrutura acadêmico-científica da pós-graduação e do aproveitamento das vocações e potencialidades dos programas.
Nesse sentido, estão previstos recursos de custeio e capital, assim como bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante sênior, professor visitante júnior e professor visitante estrangeiro.
De acordo com o professor Gladston Santos, responsável pela Coordenação de Pós-graduação (Copgd/Posgrap), a aprovação dos projetos “mostra que os programas estão no caminho certo para sua reestruturação mediante a aplicação de um planejamento estratégico com metas e objetivos bem definidos objetivando a consolidação do PPG ao final da quadrienal 2021-2024, através da elevação do conceito atual do programa”.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br