Seg, 06 de novembro de 2023, 16:03

23º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ocorre na UFS
Evento prossegue até a sexta-feira, 10 de novembro

Foi aberto nesta segunda-feira, 6, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib). Considerado o principal evento de pesquisa e de pós-graduação da área de Ciência da Informação do Brasil, o Enancib tem por objetivos discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores, a realidade da pesquisa e dos programas de pós-graduação.


Início das atividades do evento aconteceu nesta segunda-feira, 6. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Início das atividades do evento aconteceu nesta segunda-feira, 6. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS (PPGCI), o encontro prossegue até a sexta-feira, 10. De acordo com o professor Vinícios Menezes, coordenador do Programa e presidente do 23º Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil, esse é o maior evento de pesquisa na área de Ciência da Informação no Brasil.

“Ele está destinado à comunidade acadêmico-científica das pós-graduações, tanto profissionais quanto acadêmicas do Brasil em Ciência da Informação de um modo geral, e possui uma relevância, obviamente, nacional, mas também tem uma capilaridade internacional. Temos esse evento como o maior evento da informação e para nós, aqui da UFS, isso é essencial e fundamental para afirmação do nosso programa, que é um programa de mestrado profissional muito jovem, que surgiu em 2017”, pontuou o professor.


Vinícios Menezes é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Vinícios Menezes é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Expectativa

“Agora nós estamos pleiteando um doutorado profissional, que foi aprovado pela Capes e está nos seus últimos momentos de revisão e reavaliação. Então esse é um evento estratégico pra nós, especialmente aqui da UFS, diante da nossa circunstância, de ser o menor estado da federação e sediar o maior evento da área. Penso que essa é uma oportunidade para toda a comunidade conhecer também, nacionalmente e internacionalmente, a UFS como uma universidade de excelência em pesquisa, ensino e extensão. Ter essa visibilidade é fundamental no combate às assimetrias do Sistema Nacional de Pós-Graduação”, complementou Vinícios.

Uma das alunas do Programa, Maria Abdilene Correia, participa do 23º Enancib como monitora. Para ela, colaborar com a realização da iniciativa é motivo de orgulho.


Abdilene Correia é mestranda da UFS e monitora do Enancib. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Abdilene Correia é mestranda da UFS e monitora do Enancib. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Sou aluna do PPGCI, que é o mestrado profissional em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, e hoje estou como monitora do Encontro Nacional de Pesquisadores da Ciência da Informação, que é um evento de extrema importância para a nossa área, principalmente para o nosso curso, que é um curso novo, recente, de 2017, mas que já obteve uma nota bem significativa na avaliação do MEC, obtivemos uma nota 4,0. É um orgulho muito grande nesse momento receber esse evento aqui na universidade, para dar ainda mais destaque e mostrar a relevância que a ciência da informação e o PPGCI têm dentro da Universidade Federal de Sergipe”, declarou Abdilene.


Encontro segue até a próxima sexta-feira, 10. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Encontro segue até a próxima sexta-feira, 10. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ancib

O 23º Enancib é voltado à troca de experiências acadêmico-científicas e ao fortalecimento de laços acadêmicos, nacionalmente e internacionalmente. O atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Informação (Ancib), Henry Cruz, que atua na Universidade Federal da Paraíba, também está na UFS para prestigiar o 23º Enancib.

“A Associação articula, por meio do movimento associativo, do pensamento associativo, docentes, discentes, pesquisadoras, pesquisadores do campo da Ciência da Informação no Brasil inteiro. Ela está estruturada, do ponto de vista científico, por meio de 12 grupos de trabalho, que são grandes eixos de pesquisa. Cada eixo de pesquisa reúne, articula pesquisadores, pesquisadoras, estudantes, também de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, que no Brasil inteiro se reúnem todos os anos para fazer o Enancib. Esse ano a gente tem a imensa alegria de estar nessa terra de águas lindas, que é Aracaju, em Sergipe, e a gente está muito feliz de estar aqui no evento”, afirmou o professor Henry.


Henry Cruz é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Informação. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Henry Cruz é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Informação. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“O primeiro dia do evento está dedicado aos fóruns e à abertura solene e em seguida começa uma efervescência científica de trocas de conhecimento das pesquisas que estão acontecendo no Brasil inteiro e, às vezes, com colaboração também de pesquisadores e pesquisadores estrangeiros. O Enancib é o maior acontecimento científico do campo da Ciência da Informação do Brasil. Os números são bem significativos, nós recebemos da ordem de 600, 700, 800 trabalhos para serem avaliados, temos cerca de mil a 1.200 avaliações, e a gente reúne um número muito grande de pesquisadores, pesquisadoras e estudantes em todos os anos em que o Enancib acontece, cada ano é em um lugar diferente, e esse ano a gente tem a alegria de estar nessa terra solar, que é Aracaju”, detalhou o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Informação.

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 06 de novembro de 2023, 16:20
Notícias UFS