O 13º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (Sibragec) e o 4º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (SBTIC) foram abertos na última quarta-feira, 8, em Aracaju (SE). Com periodicidade bienal, os simpósios são promovidos pelos Grupos de Trabalho ‘Gestão e Economia da Construção’ e ‘Tecnologia da Informação e Comunicação’, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).


A finalidade é promover a cooperação entre pesquisadores e disseminar os avanços técnico-científicos nas temáticas. A professora Débora Gois, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é uma das organizadoras dos simpósios em Sergipe, um trabalho feito em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Os eventos foram abertos na quarta-feira, 8, em Aracaju (SE), e vão até a sexta, 10, visando à discussão de questões relativas ao cenário atual da gestão e Tecnologia da Informação e de temas de interesse para o setor empresarial, poder público, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes.

“Nessa edição, resolvemos juntar dois simpósios. Eu sou do grupo de Gestão da Construção, o grupo de pesquisa nacional, e resolvemos, junto com o IFS, compilar os simpósios e sediar os eventos, que são bem próximos, que tratam de projetos: quem quer fazer sua casa, comprar um apartamento, realizar o sonho de uma vida. A gente trabalha para contribuir com esse sonho em termos de pesquisa, tanto para economizar no consumo de materiais, e com isso ser mais sustentável, como também para que os ambientes sejam funcionais. Para alinhar as técnicas com uma boa gestão, o pessoal da área de gestão acompanha a obra desde a idealização, até a construção e a manutenção”, explicou Débora Gois.
“O pessoal da tecnologia cuida dos projetos, das visualizações, e a gente aproxima a academia do mercado de trabalho. A gente veio com esse evento trazer a junção da gestão com a tecnologia da informação, mostrando o que tem de mais moderno no mundo em termos de pesquisas”, pontuou a professora.

A primeira palestra, moderada pelo professor Beda Barkokébas, da Pontificia Universidad Católica de Chile, trouxe como tema ‘Advances of Industry 4.0 and 5.0: modular and offsite construction, digitalized manufacturing process and automation’. “Hoje falamos sobre planejamento e controle de produção na construção modular. A construção modular infere fabricar casas, apartamentos, escritórios em uma fábrica e montá-los canteiro de obra. Então mostramos vários métodos que a gente utiliza para aumentar a produtividade na fábrica, utilizando novas tecnologias, como sensores e algoritmos, para melhorar não só as operações de fabricação como também de projeto”, explicou Barkokébas.
Além de reunir nomes importantes e já consolidados nas áreas de Gestão e Economia da Construção e na Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção, os simpósios têm a presença também de discentes, a exemplo de Taiane Torres, estudante do Mestrado em Engenharia Civil da UFS. “Está sendo uma experiência incrível participar da organização desses eventos, é uma oportunidade muito boa, porque aqui nós temos vários setores da indústria, nós temos tanto a área acadêmica quanto a empresarial. Além das palestras, teremos jogos, minicursos, então a experiência que a gente pode trocar um com o outro, proporcionando aprendizado, é realmente muito boa”, declarou Taiane.
Ascom