Seg, 27 de novembro de 2023, 18:24

UFS dá início à entrega do Prêmio Destaque UFS "Professora Maria Thetis Nunes" em 2023
A premiação ocorreu no Campus de Laranjeiras e vai se estender por todos os campi
Campus de Laranjeiras foi o primeiro a entregar o Prêmio Destaque em 2023. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Nesta segunda-feira, 27, à entrega do Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes - edição 2023, como parte das comemorações pelo aniversário da universidade no mês de novembro. O evento aconteceu no Campus de Laranjeiras e a premiação faz uma homenagem ao centenário de nascimento da professora (in memoriam), que se destacou por sua contribuição à educação e à cultura de Sergipe.

Segundo o reitor Valter Santana, o prêmio é uma maneira de reconhecer quem colabora em prol da universidade. “Hoje o espaço é de celebrar e reconhecer quem faz efetivamente a universidade, que são as pessoas que compõem a nossa instituição. Maria Thetis Nunes, que é uma expoente da UFS, reconhecida em todo o Brasil pelos seus feitos, foi uma mulher guerreira que, em momentos difíceis, levou o nome da Universidade Federal de Sergipe para além das fronteiras. Então, em nome dela, reconhecemos os esforços de todos que fazem a UFS no dia a dia e nos ajudam a construir uma instituição forte e que dê orgulho à nossa comunidade e à sociedade sergipana”.

Prêmio Destaque UFS profª Maria Thetis Nunes

Reitor Valter Santana: "Em nome de Maria Thetis Nunes, reconhecemos os esforços de todos que fazem a UFS no dia a dia". (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Instituído pela Resolução nº 04/2023/Consu, o prêmio visa agraciar docentes efetivos e substitutos, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e alunos, além de pessoas da comunidade externa. O intuito é contemplar categorias que tenham contribuído para a efetividade de ações com impactos didático-pedagógicos e relevância social, tecnológica e artístico-cultural nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFS.

A entrega da honraria também coincide com o início da 9ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac). “Escolhemos entregar o prêmio na Semac, pois trata-se de uma homenagem ao centenário da professora Maria Thetis Nunes que, neste ano, passa a ser permanente. Isso engrandece esse momento por conta da valorização dos nossos profissionais, servidores, professores, técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados, estudantes e comunidade externa, também reconhecida pela contribuição à nossa comunidade”, explica o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira.

Vice-reitor Rosalvo Ferreira também participou da entrega da prêmio. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

A professora Verônica Maria Nunes ingressou como docente da UFS em 1992 e participou do processo de implantação do curso de Museologia no Campus de Laranjeiras. Em 2023, ela foi reconhecida pelo relevante trabalho e pioneirismo no desenvolvimento do curso.

Professora Verônica Nunes foi reconhecida pelo relevante trabalho e pioneirismo no desenvolvimento do curso de Museologia. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS).

“Em 1972 ingressei como aluna da UFS e em 1992 como docente do curso de História. Em 2006 tive a oportunidade de coordenar o curso de Museologia aqui em Laranjeiras e elaboramos o programa da disciplina, o primeiro programa pedagógico do curso e pedi para me afastar do curso de História. No momento em que se abrem as comemorações pelo centenário da professora Maria Thetis Nunes, eu me sinto muito honrada com a indicação de receber esse prêmio até porque fui aluna dela. Acredito no papel da universidade em preparar e formar profissionais aptos e capazes para o mercado de trabalho e esse tem sido o papel que a UFS exerce muito bem. Foi isso que Maria Thetis fez comigo e foi isso que procurei passar para todos aqueles que foram meus alunos”, conta a docente.

Sobre Maria Thetis Nunes

A docente Maria Thetis Nunes (in memoriam) se destacou pela contribuição à educação e cultura do Estado de Sergipe, tendo atuado em diferentes áreas do conhecimento ao longo do Século XX. Professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira da UFS, a sergipana se aposentou com 47 anos de dedicação ao magistério, tendo ocupado o cargo de vice-reitora por duas vezes.

Foi autora de várias publicações em livros, além de artigos e ensaios em revistas científicas. Presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos e ocupou a cadeira número 39 da Academia Sergipana de Letras.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 28 de novembro de 2023, 10:50