Sex, 01 de dezembro de 2023, 18:44

Encerramento da Semac conta com cerimônia de premiação
Prêmios foram concedidos a discentes de iniciação científica e tecnológica

Nesta sexta-feira, 1º, aconteceu o encerramento da XI Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe. Esse último dia teve como destaque a cerimônia de premiação dos programas institucionais de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e Inovação Tecnológica (Pibiti), com o objetivo de reconhecer os trabalhos dos estudantes, que se dedicaram ao longo de um ano em suas pesquisas laboratoriais.

Evento aconteceu no auditório da Didática 7. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Esse momento de premiação não é importante somente para aqueles que receberam o prêmio, mas também para todos que participaram de um ciclo de aprendizado fundamental para a construção de suas carreiras, em iniciação científica e iniciação tecnológica. Ela é transformadora na vida dos nossos alunos, porque é durante a graduação que eles estão produzindo conhecimento, que será aplicado, aperfeiçoado e servirá para o futuro deles e para o futuro da nossa sociedade”, afirma o reitor da universidade, Valter Santana.

O reitor Valter Santana esteve presente na mesa de abertura da premiação. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica e Tecnológica contou com duas modalidades: banner e as apresentações orais. A coordenadora de Pesquisa, junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Renata Costa, explica a importância do prêmio.

“A premiação vem para coroar o orientador e estudante pelas pesquisas realizadas. Então, é importante ter essa premiação, porque a gente vive na universidade a questão do mérito, eles foram classificados para tal. Além disso, esse é um item obrigatório do CNPq e quem sair daqui com prêmio da comunicação oral ainda vai concorrer ao Prêmio Destaque Nacional”, comenta Renata.

Renata Copes, coordenadora de Pesquisa da UFS, fez parte da entrega de certificados. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na apresentação do Pibiti deste ano, que inclui todos os projetos de iniciação tecnológica com seus protótipos, houve uma mudança significativa: as apresentações ocorreram no Sebrae, proporcionando um ambiente singular para destacar esses trabalhos inovadores.

“A relevância da premiação tem dois aspectos: o primeiro é o acadêmico, de reconhecimento dos trabalhos feitos pelos alunos e orientadores, um reconhecimento do trabalho de formação e inserção de soft skills nos alunos que possibilitem enfrentar o mundo moderno de uma forma mais tranquila. E o segundo voltado para os professores, pelo trabalho de formação do aluno com o viés mais tecnológico, com produção de um protótipo, afirma Antônio Martins, coordenador da Agência de Inovação da UFS.

Antônio Martins é coordenador da da Agência de Inovação da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O professor Paulo Boa Sorte, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Educação, foi um dos premiados. “Eu acredito que a premiação impulsiona os alunos que estão na graduação a já vislumbrar a pós-graduação e o contato com seus colegas de grupo que estão no mestrado e doutorado. Isso ajuda a apresentar relatórios e desenvolver pesquisas muito mais densas e, digamos assim, concentradas do ponto de vista científico e nas suas diversas áreas de atuação” .

Paulo Boa Sorte é professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Durante a tarde, a programação do último dia da IX Semana continuou com a apresentação da Mostra de Boas Práticas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A atividade reuniu projetos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão voltados para o tema.

Mostra de Boas Práticas sobre os ODS na UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

“Essa é a primeira mostra organizada no âmbito dos Observatórios Sociais da UFS, que têm a função de reunir experiências bem sucedidas e que estejam em curso na universidade sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ideia é criar um espaço de compartilhamento desses projetos, tanto de ensino como de pesquisa e extensão”, diz a professora do curso de Direito e coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS, Karyna Sposato.

Karyna Sposato é coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

A mostra contou com a participação de 10 palestrantes, todos professores de diferentes áreas, como ciências da saúde, biológicas e sociais aplicadas da Universidade Federal de Sergipe.

A estudante Paloma Motta, do Departamento de Matemática, conta o porquê fez a inscrição para a mostra. “Vim participar desta atividade para mudar um pouco meu pensamento em relação ao meio sustentável, ao ambiente. A gente tem que tomar conta do nosso mundo e buscar cada vez mais se tornar sustentável”.

Paloma Motta é aluna do curso de Matemática. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

O professor Marcus Batista, do Departamento de Biologia, foi o segundo a apresentar seu projeto, cujo tema é “Indústria, inovação e infraestrutura”.

Marcus Batista é professor do Departamento de Biologia da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

“O projeto apresentado está relacionado à produção de bioplástico, o plástico biodegradável, visando uma produção industrial mais sustentável desse material que é bastante utilizado e causa bastante danos ambientais. Foi apresentado um pouquinho da experiência do nosso laboratório com relação a esse projeto, para mostrar aos alunos o que é que a gente está fazendo, visando o desenvolvimento sustentável”, informa Marcus.

IX Semac

A 9ª edição da Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac UFS) aconteceu no período de 27 de novembro a 01 de dezembro. A ação contou com diversas atividades em todos os campi da UFS.

Milânia Ribeiro - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS