Sex, 01 de dezembro de 2023, 19:24

Campus de São Cristóvão marca a última entrega do Prêmio Destaque UFS em 2023
Atividade fez parte da programação do último dia da Semana Acadêmico-Cultural

Com o auditório da Didática 7 lotado, o último dia da Semana Acadêmico-Cultural (Semac) foi encerrado com a entrega do Prêmio Destaque UFS - Maria Thetis Nunes no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. O evento busca reconhecer as contribuições para a instituição de quem se sobressaiu nas categorias docente, técnico, discente, funcionários terceirizados e comunidade externa, além de fazer parte do calendário comemorativo dos 55 anos da instituição.

Mesa formada durante a cerimônia. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Evento aconteceu no auditório da Didática 7. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Durante a cerimônia, o reitor da UFS comentou sobre a importância de destacar o trabalho das pessoas que contribuem diariamente com a universidade. “As instituições devem reconhecer quem faz o dia a dia da universidade: sejam professores, servidores, alunos, comunidade externa, e quem apoia e defende a nossa instituição. Todas essas pessoas são fundamentais para o fortalecimento da UFS, sem esquecer que hoje estamos homenageando uma grande professora que foi a Maria Thetis Nunes, que dá seu nome a esse prêmio tão grandioso para que possamos reconhecer os feitos das pessoas e nos inspirar em um futuro promissor e continuaremos entregando à sociedade uma universidade que sempre nos deu orgulho”, detalha Valter Santana.

Valter Santana: “É um ano especial para a UFS e ao longo do tempo ela vem se destacando no cenário local, nacional e internacional”. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

No evento, os alunos Nathan dos Santos, do curso de Educação Física, e Vinícius Pereira, do curso de Engenharia de Pesca, foram alguns dos homenageados. Nathan se destacou no Departamento de Educação Física (DEF) como atleta de badminton e logo migrou para a gestão do esporte, contribuindo até hoje com suas competências. Ele foi representado pelo coordenador do DEF, Marcos Bezerra, durante a premiação, já que está no Rio de Janeiro representando a UFS e a Federação Sergipana de Badminton.

“Desde o ingresso no departamento Nathan se destacou, apresentando características de liderança junto aos colegas de turma e logo foi reconhecido para prestar serviço à Federação Sergipana de Badminton. Esteve nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, sendo um dos responsáveis pela equipe da UFS de parabadminton. Esse reconhecimento é, sem dúvidas, fruto do esforço dele e da paixão que nosso aluno tem pela gestão do esporte”, destaca Marcos Bezerra.

O discente Ricardo Pereira estava emocionado com a indicação. “Não esperava estar aqui recebendo um prêmio tão relevante e que leva o nome de uma professora que tanto contribuiu pela universidade. Falar da pesca em congressos e eventos acadêmicos é o que me motiva e sempre estou engajado nos projetos do CCAA”, relata.

Graduando em Engenharia de Pesca, Ricardo Pereira já participou de eventos representando o CCAA. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na oportunidade, o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, fez um balanço sobre a Semac. “Essa premiação fecha com chave de ouro um ciclo muito próspero de partilha do conhecimento: a Semana Acadêmico-Cultural. Portanto, concluímos aqui dias de muito trabalho e esforço coletivo de ações diversas na UFS e o prêmio Maria Thetis Nunes é um reconhecimento da universidade para essas pessoas”, explica.

Rosalvo Ferreira: “Celebramos 55 anos e espero que possamos celebrar 100 anos com essa mesma leveza e olhar diferenciado para as pessoas”. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Uma outra homenageada foi a servidora terceirizada Jeane de Santana, diagramadora da Editora UFS. “Estou na universidade desde a minha graduação em Design Gráfico e na Editora UFS já tenho 10 anos de casa, então posso dizer que construí uma vida aqui dentro. Recebo essa homenagem com muita alegria e satisfação”, pontua.

Homenageada, Jeane Santana é funcionária terceirizada da Editora UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Prêmio Maria Thetis Nunes

Instituído pela Resolução nº 04/2023/Consu, o prêmio visa agraciar docentes efetivos e substitutos, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e alunos, além de pessoas da comunidade externa. O intuito é contemplar categorias que tenham contribuído para a efetividade de ações com impactos didático-pedagógicos e relevância social, tecnológica e artístico-cultural nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFS.

A premiação englobou todos os campi da Universidade Federal de Sergipe.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS