Ter, 05 de dezembro de 2023, 17:46

UFS sedia o 38º Pleno do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas
Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, coordenou o evento
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Na manhã da última terça-feira, 05, aconteceu a abertura do 38º Pleno do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe). O evento, sediado pela Universidade Federal de Sergipe, foi realizado no Senac Sergipe, em Aracaju, e seguiu nesta quarta-feira, 06, com atividades durante todo o dia.

Mesa de abertura no primeiro de fórum. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

O Forgep é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Criado em 2014, a entidade atua em questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o evento representa um momento de debate de questões importantes para o funcionamento das instituições. "Avançamos nos últimos anos e isso foi realizado em detrimento ao empenho, à dedicação, ao compromisso e ao comprometimento das pessoas que fazem as nossas instituições. A UFS, por entender e valorizar as pessoas que compõem a nossa universidade, traz e sedia esse importante fórum de discussão, que vai planejar e articular ações a serem executadas no ano de 2024 no que diz respeito à gestão de pessoas. Seguiremos superarando os obstáculos e fortalecendo as nossas instituições".

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Sergipe, Thaís Ettinger, também esteve no encontro representando a UFS. “É uma honra poder sediar o 38° Encontro do Pleno do Forgepe, pois esse é um espaço crucial que reúne líderes e gestores de recursos humanos das universidades federais para discutir políticas e estratégias de gestão acadêmica. Nossos encontros são fundamentais para trocar experiências, explorar desafios e encontrar soluções inovadoras na gestão de pessoas, buscando constantemente aprimorar nossa gestão em prol de toda a comunidade acadêmica”, afirma.

Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O evento tratou de assuntos em torno das soluções para os problemas relacionados à área de gestão de pessoas das IFES, além de articular ações conjuntas com os demais fóruns vinculados à Andifes e com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil, por exemplo.

Atividade durante o segundo dia de evento. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Durante a manhã do primeiro dia do evento, ocorreu a “reunião das regionais”, com atividades ligadas às boas práticas e demandas para o Forgepe. Já à tarde, os Grupos do Trabalho do Forgepe (GT), trataram de questões acerca da carreira, formação, Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), saúde mental e o Programa de Gestão do Desempenho (PGD).

O fórum seguiu nesta quarta-feira, 06, com programação pela manhã e tarde. O evento foi encerrado com as coordenações regionais e os encaminhamentos finais do evento.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 06 de dezembro de 2023, 18:36