A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou neste mês o seu primeiro doutorado interinstitucional com uma organização estrangeira. Trata-se de um Dinter em Educação com a Universidade de Rovuma (Unirovuma), em Moçambique, na África, ou seja, um projeto de cooperações entre instituições para doutorado internacional em educação.
Por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFS, o Dinter foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com docentes da UFS e da Unirovuma, capacitando docentes e servidores da instituição pública africana.
Inicialmente, a pretensão é formar até 18 alunos em aproximadamente quatro anos, permitindo fomentar a produção acadêmica e fortalecer linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional. De acordo com o coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Santos, o programa de doutorado interinstitucional e internacional do PPGED é uma ação de internacionalização do programa que remete à sua consolidação.


Crescimento
"O programa de pós-graduação em educação vem em uma crescente de ações, mostrando o seu desenvolvimento e o espaço adquirido junto à área. O programa vai crescendo e galgando novas possibilidades de inserção, e esse doutorado é uma delas. Então ele conversa muito bem com a própria política atual da Capes hoje, que é de uma colaboração maior com os países africanos", comemora Gladston.
"Dentro dos critérios da avaliação, como o programa hoje é um programa nota 5, ações de internacionalização e ações de solidariedade são muito bem vistas e são necessárias para avaliação. Foi uma escolha muito pertinente do programa, atender a essa demanda que foi apresentada a ele, uma escolha positiva para o fortalecimento do programa perante a área, perante a pós-graduação em Educação no Brasil e para a pós-graduação da UFS. Há total apoio institucional para essa ação que está sendo desenvolvida pelo PPGED", complementa.
Na UFS, o coordenador do novo Dinter é o professor Alfrancio Ferreira, docente permanente do Departamento de Educação e do PPGED. "A instituição promotora é a UFS, via Programa de Pós-Graduação em Educação e a instituição receptora é a Universidade Rovuma, na extensão (campus) de Niassa, cidade de Lichinga, Moçambique", esclarece Alfrancio.

Qualidade
"O Dinter vai realizar a formação de 18 profissionais da UniRovuma no doutorado, em forma de projeto de doutorado internacional, mantendo o mesmo nível de qualidade, controle e exigência que caracteriza o curso oferecido na sede do PPGED, na UFS. Além de fomentar a pesquisa em Educação nas regiões de abrangência da Unirovuma, no que tange à relevância científica e social, sobretudo em suas relações com a educação básica, em especial na província de Niassa, vai promover o intercâmbio entre as instituições de forma a propiciar relações recíprocas de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo grupos de pesquisas vinculados às duas instituições", detalha o coordenador.
Para ele, um dos objetivos é desenvolver o ensino de graduação e de pós-graduação na UniRovuma. "Estamos participando da formação de professores-pesquisadores cujas ações investigativas respondam a necessidades regionais e ampliam o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região. A ideia é também fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu na UniRovuma, um doutorado em Educação que atenda a uma demanda reprimida de formação neste nível", informa Alfrancio.
Andamento
O primeiro módulo iniciou no dia 4 de dezembro, e foi até o dia 8. O módulo foi desenvolvido com a disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação, ministrada pelo professor Alfrancio e pelo professor Claudio Nunes.
Criada em 2019, a Universidade de Rovuma (Unirovuma) possui 568 docentes e mais de 16 mil estudantes em 37 cursos. Multicampi, tem presença nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa. Além do professor Alfrancio, fazem parte do programa, pela UFS, os professores Aline Nepomuceno, Dinamara Feldens, Edinéia Lopes, Fabio Zoboli, Livia Cardoso, Marilene Nascimento, Marilene Santos, Marizete Lucini, Paulo Boa Sorte, Rosana Givigi e Simone Ferreira.
Ascom