Com o objetivo de reafirmar a importância da luta pela garantia dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais, 29 de janeiro se tornou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, no Brasil, desde o ano de 2004.
Em alusão ao mês da visibilidade trans, a Rádio UFS FM apresentou uma série de reportagens sobre o tema. A produção é dos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Wesley Júnior, com edição de Clayton Cavalcante e locução de Liss Belfort.
Com duração de 30 minutos, no total, a série intitulada “(in) visibilidade trans: a luta pelo direito de ser quem você é” está dividida em três episódios. O material jornalístico foi exibido no Jornal da UFS e está disponível nas plataformas digitais. Clique aqui para ouvir
A partir de histórias de quatro mulheres trans, os episódios abordam a ampliação da Lei Maria da Penha para proteção de transgêneros; os desafios no acesso à cirurgia de mudança de sexo; e os avanços para troca de nome e gênero no registro civil.
“A proposta é mostrar os avanços e desafios da legislação brasileira quanto à proteção dessa população a partir de histórias do mundo real,” conta o jornalista Josafá Neto.
Ouça aqui o primeiro episódio
Ouça aqui o segundo episódio
Ouça aqui o terceiro episódio
Rádio UFS FM 92.1
radioufs@gmail.com