Ter, 30 de janeiro de 2024, 15:04

Ranking classifica a UFS entre as maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil
Essa é a décima classificação da UFS no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi classificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) entre as maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil. A lista divulgada é referente à solicitação de propriedade intelectual no ano de 2023, englobando universidades, empresas, pessoas físicas e institutos de todo o Brasil.

Entre as modalidades avaliadas pelo Inpi, a UFS aparece em duas: Patente de Invenção, ocupando o 2º lugar no Nordeste e 9º do Brasil, com 37 depósitos realizados; e Programa de Computador, ocupando a 4ª colocação geral, sendo a 1ª entre as universidades, com 52 depósitos (1,23% da participação total da modalidade).

O Coordenador da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS (Agitte), Antônio Martins, destaca a importância de programas dirigidos pela agência que colaboraram para os resultados alcançados. “A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS atua como um agente propulsor da cultura inovadora na universidade. Através de uma gama de programas cuidadosamente estruturados por uma equipe dedicada e qualificada, a Agitte impulsiona a inovação, o empreendedorismo inovador e a geração de conhecimento desde a graduação até o pós-doutorado em diferentes áreas”.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Entre os programas desenvolvidos pela agência está o Minha Patente UFS, programa que oferece, em parceria com o Inpi, mentoria e capacitação de alunos e docentes na solicitação de proteção da propriedade intelectual de projetos desenvolvidos dentro da comunidade acadêmica.

Essa é a décima vez que a UFS aparece no ranking. Desde o início da divulgação realizada pelo instituto, em 2013, apenas em 2018 a universidade não apareceu na listagem. Além disso, apresentou um avanço significativo se comparado a 2022, no qual a UFS aparece em 26º lugar na modalidade Patente e 27º na modalidade Programa de Computador.

“A presença no ranking já é comum, mas a presença entre as 10 primeiras instituições do país é mais do que um mero indicador. É reflexo da excelência acadêmica da UFS e da capacidade de gerar conhecimento com potencial de provocar impacto real na sociedade, pela transferência de tecnologias. A posição privilegiada da UFS nesse ranking atesta o impacto significativo das atividades de pesquisa realizadas aqui. Não se chega nesse resultado de um dia para o outro”, comenta Antônio Martins.

Para acessar o Ranking Depositantes Residentes - 2023, clique aqui.

Thaisy Santa Rosa – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 30 de janeiro de 2024, 16:03
Notícias UFS