Sex, 02 de fevereiro de 2024, 11:52

UFS FM está entre 10 rádios mais premiadas do Brasil em 2023, diz ranking
Emissora universitária é o veículo de comunicação mais premiado de Sergipe

A Rádio UFS FM 92.1 aparece entre as 10 emissoras do segmento mais premiadas do Brasil em 2023, de acordo com o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, publicado na última terça-feira, 30, por meio do Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas.

O levantamento anual está na 13ª edição, abrangendo profissionais de imprensa e veículos de comunicação de todo o país, a exemplo de jornais, portais, TVs, rádios e agências de notícias. O ranking considera premiações de abrangência local, regional e nacional com mais de três edições.

Emissora universitária aparece em destaque no ranking. (Foto: Josafá Neto/ Radio UFS)

Com 25 pontos em 2023, a emissora universitária ocupa a 9ª posição no ranking nacional. Além da UFS FM, mais três rádios do Nordeste compõem o Top 10 do segmento do ano passado: CBN (PB), Tabajara (PB) e Jovem Pan (CE). No geral, a 92.1 FM é a 103ª colocada no país.

Somente em 2023, a Rádio UFS conquistou cinco prêmios de jornalismo e divulgação científica. Foram eles: Prêmio Neuza Meller de Radiofusão Universtiária, Prêmio Setransp de Jornalismo, Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Prêmio Sebrae de Jornalismo.

+ Premiados da história

Com 360 pontos na série histórica, a Rádio UFS se consolidou como o veículo de comunicação mais premiado da história de Sergipe. Entre as premiações que contribuíram para a classificação no ranking, estão o Prêmio MPT de Jornalismo, Prêmio Sebrae de Jornalismo e Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo.

Levantamento foi publicado na última terça-feira, 30. (foto: Reprodução)

No Nordeste, a emissora universitária aparece entre os 26 veículos de comunicação mais premiados da história da região, ocupando a quarta colocação entre as emissoras de rádio dos nove estados nordestinos.

No Brasil, a emissora educativa ocupa a 143ª posição entre os grupos de mídia com mais premiações. Ao todo, mais de mil veículos das cinco regiões do país são listados no ranking.

O levantamento analisa os resultados de quase 90 prêmios no Brasil e no mundo. Para cada concurso, o ranking atribui uma pontuação que varia de 5 a 100 pontos, considerando a abrangência do prêmio, o tipo de premiação e a temática de cada uma delas.

“Este resultado mais uma vez é consequência do privilégio que tem de contar com uma equipe de jornalismo tão dedicada e competente. Todas essas premiações são fruto da qualidade dessa equipe," pontua o diretor da Rádio UFS, jornalista Marcos Cardoso.

A Rádio

A Rádio UFS FM 92.1 foi fundada por meio de um convênio, assinado no ano de 2004, com a Rádiobras, hoje Empresa Brasil de Comunicação - EBC. A UFS, através da emissora, presta o serviço de radiodifusão pública educativa à EBC, que é a proprietária da concessão.

Somente em 2023, a Rádio UFS FM conquistou 5 prêmios de jornalismo e divulgação científica. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Vinculada administrativamente à Superintendência de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (SECOM-UFS), a emissora entrou no ar oficialmente no dia 24 de agosto de 2009.

Rádio UFS FM

Atualizado em: Sex, 02 de fevereiro de 2024, 12:01