Qui, 08 de fevereiro de 2024, 22:09

Projeto da UFS leva educação urbanística a crianças de Laranjeiras
“Arquiteto na escola” promove conscientização sobre cidade e meio urbano na rede pública de ensino

Dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país possuía, em 2018, cerca de 35,5 milhões de crianças - pessoas com até 12 anos -, correspondendo a 17,1% da sua população total. No entanto, o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) aponta que, num contexto nacional, poucos são os espaços adequados e pensados para as crianças, comprometendo não apenas o exercício de brincar livre em espaços públicos, mas a própria compreensão destes espaços por elas.

Neste sentido, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sarah Lúcia Alves França, desenvolveu o projeto de extensão “Arquiteto na escola: aprendizagem sobre arquitetura e cidade para crianças”, que visa, através da aplicação de jogos e dinâmicas lúdicas, levar às crianças das escolas públicas do município informações sobre o papel do arquiteto e urbanista na sociedade e de que forma a construção das cidades é fundamental para a segurança de todos.

Crianças da rede pública de Laranjeiras aprendem sobre urbanismo e cidade com projeto de extensão “Arquiteto na escola”  (Fotos: acervo pessoal)
Crianças da rede pública de Laranjeiras aprendem sobre urbanismo e cidade com projeto de extensão “Arquiteto na escola” (Fotos: acervo pessoal)

“A ideia surgiu como um desdobramento da disciplina de Ética na Arquitetura. Como falar sobre ética para os estudantes da graduação sem mencionar os preceitos básicos da nossa formação e suas aplicabilidades na sociedade? Como mencionar ética sem falar do conceito de moradia num país cuja maior parte da população não dispõe de um imóvel próprio? Como abordar mobilidade urbana no cenário em que vivemos? O intuito era encontrar a base da construção desses conceitos e nada melhor do que fazer isso de forma lúdica, transpondo essas informações para o universo das crianças, que têm o direito de conhecer os processos de construção dos espaços urbanos nos quais estão inseridas”, explica a professora e coordenadora do projeto.

Dessa forma, três jogos foram pensados e estruturados para debater o papel do arquiteto e urbanista na sociedade. O primeiro deles estabelece a dinâmica “Caminho Casa/ escola’, que fomenta a percepção dos espaços e elementos da cidade através da memorização do seu trajeto diário. Por sua vez, a dinâmica “Minha casa, meu bairro” trabalha o reconhecimento das edificações e espaços públicos no entorno das casas das crianças, fortalecendo as relações de pertencimento e, por último, a dinâmica “Onde está o arquiteto” promove a interação com uma cidade fictícia visando instigar a percepção urbana.

Coordenadora do projeto e professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS, Sarah França explica as dinâmicas lúdicas utilizadas com as crianças (Foto: Adilson Andrade / Ascom UFS}

“Se pararmos para analisar, a arquitetura é a base das nossas vidas. Para onde uma criança vai quando sai da maternidade? Grande ou pequena, longe ou perto, ela vai para uma casa e, a partir dela, estabelece suas relações com a sociedade. Assim, uma cidade segura é uma cidade que fornece condições arquitetônicas e urbanísticas para que todos possam ir e vir”, destaca Sarah.

Estudante do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus de Laranjeiras, Jaqueline Miranda do Nascimento, conta que a oportunidade de levar as abordagens da arquitetura e do urbanismo para crianças foi sua maior motivação para participar do projeto de extensão.

A estudante Jaqueline  Miranda em atividade do projeto Arquiteto na escola
A estudante Jaqueline Miranda em atividade do projeto Arquiteto na escola

“A educação vem da base. Trabalhar desde os primeiros anos com temas sobre cidade, sociedade e meio ambiente influencia positivamente na formação de cidadania e de caráter ético das crianças. Assim, elas estarão ainda mais preparadas para contribuir de forma positiva para a sociedade, sendo capazes também de influenciar no modo como aqueles à sua volta enxergam a cidade”, diz a estudante.

Ela reforça ainda que, desde o início das dinâmicas, as crianças receberam as informações de maneira atenta e participativa, contribuindo para a própria estruturação do projeto, que já atendeu cerca de 200 crianças típicas e com deficiência.

“Temos visto o modo como as crianças recebem o projeto, como encaram o que está sendo proposto e como ficam felizes em poder fazer parte de todo esse cenário pensado para elas. Além disso, os professores das escolas participantes, profissionais da arquitetura e do poder público do município de Laranjeiras relataram a importância do projeto e parabenizaram pela iniciativa”, destaca Jaqueline.

Premiação

No último dia 30 de novembro, o projeto de extensão ‘Arquiteto e Urbanista na escola: aprendizagem sobre arquitetura e cidade para crianças” foi premiado na categoria urbanismo, planejamento e cidades pelo departamento sergipano do Instituto de Arquitetos do brasil (IAB) e recebeu menção honrosa na IX Semac, ocupando o 1º lugar na categoria Urbanismo na Iniciação à Extensão da UFS.

*Todas as fotos com crianças publicadas nesta matéria foram utilizadas para fins exclusivamente jornalísticos e não devem ser reproduzidas sem autorização.

Jéssica Vieira - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 09 de fevereiro de 2024, 15:01