Oito pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe foram contemplados, através da Chamada CNPq nº 04/2023, com novas bolsas no âmbito da Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico (DT). A universidade foi aprovada em 5 novas bolsas,com os professores Francilene Silva, Paula Nunes, Janaína Mello, Adriana Gibara e Narendra Narain, além de renovar 3 trabalhos com os professores Antônio Martins, Daniel Silva e Gabriel Silva.
A bolsa DT busca reconhecer e incentivar pesquisadores que demonstram um envolvimento significativo em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, aliado a uma consistente e frequente publicação científica de seus resultados. Além disso, prioriza a seleção de projetos de pesquisa que estejam centrados no avanço do desenvolvimento científico-tecnológico no país.
De acordo com Antônio Martins, diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte), vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, o resultado demonstra a força da universidade nas mais diferentes áreas de pesquisa. "Só para ter uma ideia, nós tínhamos até esse mês nove bolsistas DT na instituição e aprovamos oito propostas em uma única chamada. Não é só quantitativo, mas também o número de áreas que atuamos que é digno de nota: Biotecnologia, Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologia de Produção Industrial, Tecnologias Agrárias e Meio Ambiente e sustentabilidade”, ressalta Martins.
A ampliação de pesquisas na UFS é um movimento fruto de uma política interna de investimento, que destaca o perfil de produção e adesão destas pesquisadoras na área de inovação e transferência de tecnologia. "Destaco o número de bolsas e auxílios inovação que têm sido investido nos últimos anos pela UFS através da Agitte, buscando apoiar a inovação educacional, social e tecnológica, além do apoio contínuo ao empreendedorismo inovador. O lançamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) associado às propostas aprovadas do Mestrado/Doutorado Acadêmico para inovação (MAI/DAI) junto ao CNPq e ao destaque da UFS entre os nove principais depositantes do país demonstram a consolidação dessas competências na UFS. Além disso, a ampliação do número de bolsistas DT ratifica o papel da UFS como uma das instituições basilares para a ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe e de destaque no país", afirma Antônio Martins.
Para conferir o resultado final da Chamada Pública CNPq Nº 04/2023 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), clique aqui.
Ascom UFS - com informações da Agitte