Entendendo que a alimentação institucional é estratégica para garantir a permanência estudantil, melhorar os indicadores acadêmicos e possibilitar segurança alimentar e nutricional, a Universidade Federal de Sergipe encaminhou ao Ministério da Educação solicitação de recursos, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para ampliação e climatização do Restaurante Universitário (Resun), em São Cristóvão.
No montante estimado de quase quatro milhões, a iniciativa está em fase de elaboração de projeto executivo pela Divisão de Projetos (Dipro/UFS). A obra deve incluir, além da climatização do ambiente, uma reforma da parte elétrica, cobertura e reforma da estrutura, com vistas a garantir que um maior número de estudantes possa fazer sua refeição ao mesmo tempo.
Jorge Gonçalves, responsável pela Dipro, explica que “a área será expandida em 400m² (dois pavimentos), com acréscimo de 352 assentos e uma nova escada nesta área de ampliação. A reforma, cujo prazo previsto para conclusão é de um ano, ocorrerá com o mínimo de interrupções nas refeições, sendo que a climatização incluirá 22 unidades de cassetes de 48.000 BTUs/h”.
Ao longo dos últimos anos, os investimentos e melhorias na alimentação institucional da UFS incluíram a abertura de quatro novos restaurantes, nos campi de Itabaiana, Sertão, Laranjeiras e Aracaju. A Cidade Universitária concentra a maior demanda, servindo diariamente mais de cinco mil refeições que são produzidas no próprio Resun.
“Hoje, todos os alunos da Universidade Federal de Sergipe têm acesso aos restaurantes universitários, e está prevista essa ampliação e climatização para dar uma condição de maior conforto aos nossos alunos. É importante a mobilização da comunidade para que haja uma aceleração na aprovação do PAC do Ensino Superior por parte do MEC, pois isso fará com que ações prioritárias como esta possam ser executadas”, explica o professor Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest).
Outras melhorias
Em conformidade com a Lei nº. 14.626 de 2023, visando fortalecer a inclusão social, a reforma e ampliação do Resun em São Cristóvão prevê a criação de um espaço reservado para pessoas com autismo, mobilidade reduzida e doadores de sangue, seguindo os parâmetros federais.
Próximos passos
Havendo a liberação de recursos por parte do Governo Federal, seguem-se os trâmites administrativos, com a conclusão do projeto executivo, até maio, e, posteriormente, abertura de licitação. “A expectativa é que, ainda em 2024, tenhamos boas notícias a respeito desse projeto”, finaliza Marcelo.
Quando começou?
O estudo de viabilidade técnica para a reforma, ampliação e climatização do Resun foi solicitado pela Coordenação de Alimentação e Nutrição (Canut/Proest) ainda em 2023, levando em conta a antiguidade do edifício, suas dimensões, questões de ventilação e o aumento da demanda diária. Desde então, o documento tramitou nas instâncias necessárias, foi incluído como prioridade nos pedidos do PAC, e se encontra em fase de elaboração de projeto executivo.
Ascom UFS