Ter, 27 de fevereiro de 2024, 16:29

Podcast do Departamento de Comunicação Social da UFS aborda o direito à cidade em 2024
Iniciativa é desenvolvida na disciplina Produção Digital do curso de Publicidade e Propaganda

Iniciativa do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (DCOS/UFS), o “Outside Podcast” completa cinco anos de existência em 2024. O projeto consiste na produção de podcasts desenvolvidos pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, através da disciplina de Produção Digital, ministrada pelos professores Tatiana Aneas e Leonardo Roeder.

O podcast foi lançado em 2019 e busca trazer a discussão sobre questões que abrangem os processos comunicacionais contemporâneos na interface com temas, problemas e dilemas da cultura digital. No total, já foram divulgados 36 episódios que podem ser escutados por meio do Spotify. Em 2024, o tema do “Outside Podcast” é direito à cidade.

Outside

De acordo com a professora Tatiana Aneas, o podcast é também uma estratégia de pesquisa. “O projeto interdisciplinar não é só o podcast. Os discentes produzem no final do semestre um produto digital sobre o tema, que geralmente é um aplicativo, um site ou uma plataforma. Então, o podcast acaba sendo uma estratégia de pesquisa ligada aos temas, que é só o início de um processo que vai culminar, inclusive, em um outro produto”, afirma Tatiana.

Professora Tatiana Aneas ministra a disciplina de Produção Digital. (foto: Projeto Comunique-se)

O professor Leonardo Roeder explica a dinâmica da produção dos episódios.“Os alunos pertencem basicamente a uma geração em que o digital é algo natural. Eles têm o contato da captação dos entrevistados, gravam as chamadas e toda a produção do próprio podcast. Eles são levados para uma realidade de produção de conteúdos dentro do curso da publicidade e propaganda”, informa Leonardo.

Professor Leonardo Roeder também ministra a disciplina de Produção Digital. (foto: Arquivo pessoal)

Um dos episódios que está sendo produzido neste ano do “Outside Podcast” é intitulado “Centro no Centro”, que tem como assunto a valorização do centro de Aracaju. O episódio conta com entrevista do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e foi produzido por um grupo de 7 discentes.

O episódio aborda a valorização do centro de Aracaju. Foto: Arquivo pessoal(foto: Arthur D’Ávila/PMA)

Para Luan Aragão, integrante do grupo, o projeto trouxe ensinamentos para todos os integrantes do grupo.

“O episódio ‘Centro no Centro’, busca tanto a valorização cultural, através de suas raízes, como também a valorização econômica, trazendo a importância da integração das pessoas. Foi muito enriquecedor para mim e também para todos do meu grupo”, afirmou Luan.

Lucas Silva - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS