Qui, 29 de fevereiro de 2024, 16:13

Plenária reúne alunos para discutir Política de Assistência Estudantil na UFS
A plenária foi realizada em todos os campi da universidade
Plenária aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus de São Cristóvão. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Na tarde desta quinta-feira, 29, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe apresentou e discutiu com os alunos as novas propostas de políticas da assistência estudantil na instituição. A ação aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus de São Cristóvão.

“A proposta de minuta da Política de Assistência Estudantil é resultado de todo um planejamento que a pró-reitoria vem fazendo desde 2020, com o Plano de Ação da Política de Assistência Estudantil. E, ao longo dessa trajetória, nós identificamos que precisávamos adequar alguns documentos, aperfeiçoar as nossas práticas e procedimentos com o intuito de atender o aluno com mais celeridade e fluidez, e menos burocracia”, afirma o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFS, Marcelo Mendes.

Marcelo Mendes é pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

A plenária para discussão da Política de Assistência Estudantil tem como objetivo apresentar as propostas da nova normativa que regula as políticas de assistência ao aluno, com a finalidade de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior.

Estudantes de diversos cursos estavam presentes no evento. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O relator da minuta e vice-diretor do Campus de Lagarto, Luiz Felipe Souza, ressalta a importância do diálogo com os estudantes da UFS. “A ideia da plenária foi, potencialmente, ter uma escuta ativa dos estudantes, já que muitas vezes durante o processo documental não temos a possibilidade de ouvir a fala dos discente da mesma maneira como nesses encontros” comenta, Luiz Felipe.

Luiz Felipe Souza é o relator da proposta de minuta Política de Assistência Estudantil. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

A plenária contou com a participação de estudantes da universidade de diversos cursos. Um deles foi Marcelo Alves, aluno do 2° período de História. “Eu recebi a notificação desse evento no e-mail e vim para poder me atualizar dessas questões das políticas de assistência estudantil, que é algo bem relevante. É bom a gente ficar atualizado com as propostas e tudo o que está sendo trabalhado por aqui”.

Marcelo Alves é aluno do curso de História da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O Campus de São Cristóvão foi o último a receber a plenária para discussão da Política de Assistência Estudantil. Houve o evento nos campi de Itabaiana (20/02), de Lagarto (22/02), do Sertão (26/02) e de Laranjeiras (28/02).

Além do Campus de São Cristóvão, plenária também passou pelos campi de Itabaiana, Lagarto, Sertão e Laranjeiras. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Ainda segundo o relator da minuta da Política de Assistência Estudantil, Luiz Felipe Souza, a proposta de minuta será encaminhada para o Gabinete do Reitor para apreciação. "O processo foi dividido em fases: primeiro foi construída a minuta e distribuída em diferentes setores da universidade; em um segundo momento avaliamos as novas propostas sugeridas, assim como as discutidas pelos estudantes presentes nas plenárias; após essa avaliação, a proposta da minuta vai ser encaminhada para Reitoria".

Milânia Ribeiro - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS