Ter, 05 de março de 2024, 09:20

Campus de Lagarto tem mais de 900 inscritos em Gincana Universitária
Atividades ocorrem no Centro de Vivência e no Ginásio Rosendo Ribeiro Filho
Fotos: Janaína Cavalcante/Ascom UFS
Fotos: Janaína Cavalcante/Ascom UFS

Foi aberta nesta segunda-feira, 4, a 2ª edição da Gincana Universitária do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto (GincampLag). O evento, que prossegue até a sexta-feira, 8, engloba provas e jogos classificados como Provas Socioculturais (PS), Jogos Lúdicos (JL), Jogos de Mesa (JM) e Jogos Esportivos (JE).


Gestores da UFS fizeram a abertura do evento.
Gestores da UFS fizeram a abertura do evento.

As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro de Vivência do campus e no Ginásio Rosendo Ribeiro Filho (Ribeirão), com a participação das equipes de oito cursos de graduação. De acordo com o diretor do Campus de Lagarto, Makson Oliveira, uma das principais finalidades da gincana é promover saúde mental para os alunos.


“Esse é um evento grande, que precisa de uma organização grande também. A gente está organizando essa gincana desde agosto de 2023, mas ela não seria possível sem o envolvimento de todos os servidores que fazem o campus Lagarto. Quero fazer um agradecimento especial a todos que fazem esse campus, aos servidores que nele trabalham: professores, técnicos, temos uma equipe muito boa. A gincana é pensada para os estudantes, então todas as vezes que a gente monta uma prova, que a gente pensa na regra da prova, é sempre pensando no bem-estar, na promoção da saúde por meio do esporte. Espero que seja uma gincana saudável, uma competição feliz, e que no final a gente tenha o êxito de um projeto que o campus abraçou, e que já é sucesso”, declarou Makson.


Oito equipes participam da competição.
Oito equipes participam da competição.

A solenidade de abertura da 2ª edição da GincampLag teve a presença do vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “Estou na UFS há 26 anos, e meu coração transborda quando eu vejo os estudantes nessa algazarra, nessa euforia. É uma sensação ímpar, indescritível. É muito bom ter esse ambiente fora de sala de aula, essa sensação de pertencimento ao campus. Na gincana, uns serão vencedores, do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista humano, todos ganham, em termos de bem-estar, de saúde mental. Quero parabenizar a todos e todas por terem pensado essa gincana e conseguido realizar com êxito”, disse Rosalvo.


Sucesso

Já a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS, Sueli Pereira, ficou impressionada com o crescimento da gincana em relação à sua primeira edição. “No ano passado eu estive aqui, e foi muito bom. Agora, colhendo algumas informações com o diretor do campus, constatei que no ano passado tiveram 450 inscritos na gincana, esse ano são mais de 900, o que mostra que a ideia deu certo, que é realmente um momento de integração, é um aprendizado no qual se desenvolvem vários comportamentos, ideias, sociabilidade. Parabéns aos que aderiram à gincana, espero que essa ideia possa ser levada para outros campi, porque é um momento de integração fantástico”, comemorou Sueli.


Alunos puderam compartilhar diversas experiências durante a gincana.
Alunos puderam compartilhar diversas experiências durante a gincana.

Representando a comunidade estudantil, o aluno de Odontologia Rudney Bruno deu as boas vindas aos participantes. “É um prazer inenarrável estar aqui representando todos os departamentos, os alunos que estão engajados nesse evento, que é maravilhoso para toda a nossa comunidade acadêmica, tira um pouco do nosso estresse do dia a dia, traz uma nova visão, uma nova possibilidade de fazer novas amizades e, principalmente, ter uma convivência entre todos os nossos acadêmicos. Espero, de todo o meu coração, que a gente possa fazer o nosso melhor nesses dias de gincana”, comentou.


Rudney Bruno, aluno de Odontologia, deu as boas vindas aos participantes.
Rudney Bruno, aluno de Odontologia, deu as boas vindas aos participantes.

Outro que estava bastante empolgado com a competição foi o estudante de Farmácia Yan Gustavo. Ele participou da abertura como mascote do curso. “Essa experiência é muito boa, com a integração de todos os cursos, com calouros e veteranos. É a segunda vez que participo e é muito gratificante saber que tem um campus que ajuda a gente, que sempre preza pelo aluno, pela nossa sanidade mental. A minha expectativa está grande, no ano passado não deu para ser campeão, minha equipe ficou em quarto lugar, mas esse ano vamos dar o nosso máximo e tentar sair daqui como campeões”, comentou o aluno.


O estudante de Farmácia Yan Gustavo foi o mascote do seu curso.
O estudante de Farmácia Yan Gustavo foi o mascote do seu curso.

Já Luciana Rabelo participou do evento como mascote do curso de Fonoaudiologia. “A gente esperou bastante, tem muito tempo que a gente está se preparando pra que essa gincana acontecesse, pensando em se afastar um pouquinho dessa correria diária da universidade, da correria que tem sempre, com trabalho para fazer, provas, atividades. Essa gincana é um tempo para a gente se divertir, interagir mais entre os cursos, é muito legal aproximar pessoas de uma forma divertida”, disse a estudante.


Luciana Rabelo participou do evento como mascote do curso de Fonoaudiologia.
Luciana Rabelo participou do evento como mascote do curso de Fonoaudiologia.

Final

No encerramento do evento, previsto para a próxima sexta-feira, 8, às 10h, o resultado de cada categoria disputada será divulgado e os vencedores serão premiados. Após o fim das atividades, a GincampLag continua com a promoção de ações sociais, já que uma das provas foi arrecadar alimentos. Na edição de 2023, as equipes conseguiram mais de 10 toneladas de alimentos, que posteriormente foram distribuídos em comunidades locais.

Confira a programação completa clicando aqui.

Andreza Azevedo


Atualizado em: Ter, 05 de março de 2024, 10:03
Notícias UFS