Qua, 06 de março de 2024, 10:22

Projeto da UFS é aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
O projeto "Digitalize-se" deverá atender 150 empresas de micro e pequeno porte de Sergipe

O Projeto “Digitalize-se” da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi classificado em 6° lugar para a fase de escala do 2° Edital do Programa Digital.br, que é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para fomentar a criação de políticas públicas e projetos regionais dedicados à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas dos setores de indústrias e serviços da economia Brasileira.

O projeto consiste na estruturação de uma plataforma que vai identificar o nível de maturidade digital das empresas participantes, propor plano de ação a ser implementado, identificar soluções e mensurar o resultado do processo de implementação das soluções propostas.

Segundo o coordenador da Fábrica de Softwares e representante da UFS no projeto, Marcos Dósea, o “Digitalize-se” ficou classificado na primeira etapa do programa, que previa o desenvolvimento de um projeto piloto que deveria ser aplicado a 50 empresas. “Os resultados dessa primeira etapa foram analisados pela equipe da ABDI que veio até o estado de Sergipe e visitou algumas empresas participantes. O sucesso na implantação do projeto piloto era pré-requisito para que a UFS fosse classificada na segunda etapa de escala do projeto”, explica.

Marcos Dósea é coordenador da Fábrica de Softwares da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Resultado de uma parceria entre a UFS, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento de Sergipe (IFDP/SE), durante a fase de escala do programa Digital.br, o projeto deverá atender 150 empresas de micro e pequeno porte do estado.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Estratégico e Parcerias (Codep/UFS), Lilia Barretto, a plataforma “Digitalize-se” poderá ser acessada de duas formas: primeiro, através de um site que entrará em desenvolvimento após a formação da equipe que irá estruturá-lo; e, posteriormente, também será disponibilizado um aplicativo. Com isso, a expectativa é que as empresas beneficiadas possam sair do analógico para o digital.

“Com a equipe formada e consolidada, conseguiremos fazer com que as empresas realizem esse processo de transformação digital e, então, consigam desenvolver marca, rede social, sites, canais de comercialização e promover os seus produtos e serviços que, porventura, não estejam tão delineados nesse ponto de vista digital. Ao mesmo tempo, a gente espera ter um maior impacto e dar retorno para essas empresas”, afirma a coordenadora.

Para Lilia, a aprovação desse projeto no edital é mais uma importante conquista para a universidade em termos de conhecimento e capacitação dos alunos. “A gente consegue trabalhar com os nossos pesquisadores da área dentro dessa parte de programas computacionais e de ciência da informação, e isso impacta diretamente também nossos alunos, que irão atuar no processo da construção desse site e desse aplicativo", conclui.

O Programa

O Programa Digital.br foi lançado em 2020 pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e é uma iniciativa que possui o objetivo de estimular a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas brasileiras e incentivar o avanço econômico em algumas regiões do país. O seu 1° Edital beneficiou a região Nordeste e colaborou com a qualificação de mais de 80 agentes, implementou oito projetos-piloto e impactou mais de 950 empresas de 16 municípios, através de três projetos que foram aprovados em sua fase de escala.

O 2° Edital aprovou um total de 18 projetos, que irão atingir 600 empresas distribuídas em 10 estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Na fase de escala, o projeto deve atingir cerca de 820 empresas, através de seis projetos aprovados.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 06 de março de 2024, 14:14