
Em uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação em Letras, Educação, Psicologia e Mestrado Profissional Letras em Rede, em parceria com a Coordenação de Pós-Graduação (Copgd/UFS), ocorreu na tarde da última sexta-feira, 8, a aula inaugural com o tema "A importância da pós-graduação para a Educação Básica".
Ministrada pela secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Katia Helena Schweickardt, o evento aconteceu no Auditório da Reitoria e foi prestigiado pelos alunos e servidores dos cursos envolvidos.
“As universidades e a pós-graduação são muito importantes na formação inicial e no aprofundamento dos conhecimentos dos professores, mas isso não pode acontecer descasado do desenvolvimento de competências didáticas, e da produção de conhecimentos específicos, sempre aliados à prática. Acho que essa é a grande grita das escolas, elas sentem que seus professores não estão preparados para a prática da sala de aula”, pontuou a secretária.


Para o reitor Valter Santana, “os programas da UFS têm uma interface muito próxima com a educação, realizando ações de capacitação, realizando ações de inovação em educação e poder ter a secretária aqui na aula inaugural dos nossos programas é um motivo de muito orgulho, e também é um motivo de estímulo para que os nossos alunos possam, se inteirar e discutir com quem está hoje fazendo as políticas educacionais”.

Dentre os seus 59 programas de pós-graduação, a UFS oferece formação a nível de pós-graduação, com foco direto ou indireto na Educação Básica, nas áreas de Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Letras, Psicologia, Ciências Naturais, Ensino de Ciências Ambientais, de Física, História, Letras e Matemática.
“Esses programas são fortes e grandes na UFS. Além disso, temos uma ampla abrangência, interiorização, e o maior volume de matrículas. Isso nos dá capilaridade e impacto indireto na educação básica. Isso tudo ajuda no aumento do IDEB e nos outros indicadores como o IDH. A Capes não vê isso. A UFS ainda não vê isso. E por isso agradeço à professora Kátia por nos visibilizar estando aqui!”, avaliou a professora Raquel Freitag, coordenadora da pós-graduação em Letras (PPGL).

Aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Física, Emerson Lemos é um desses estudantes que está sendo capacitado para atuar de forma mais assertiva em sua área de formação. “Eu não conhecia o mestrado profissional, a minha era prosseguir no mestrado acadêmico, mas isso me possibilita algumas ferramentas para melhorar o trabalho na sala de aula e a interação com os alunos, tanto com metodologias como com um olhar diferente para eles e agregada à minha profissão e o que eu escolhi seguir”, conta.

Para o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, a reabertura do período letivo da pós-graduação é um momento muito importante, e o início de novos desafios.
“Aqui temos programas voltados principalmente para a formação de professores, o que é uma das responsabilidades, um dos perfis da universidade, e igualmente relevante a possibilidade de iniciar um semestre reunidos estes cursos e com a perspectiva de um novo orçamento, com vários editais abertos, o que sugere que a perspectiva de que o ano de 2024 será muito virtuoso para a pós-graduação”.

Lucindo explica ainda que a universidade está começando a receber um quantitativo superior de bolsas em relação ao que recebeu no ano passado. “Isso vai impactar na qualidade de vida do aluno, no desenvolvimento de pesquisa, e certamente vai influenciar na qualidade das dissertações e teses que serão geradas”, concluiu.
Ascom