Qua, 27 de março de 2024, 14:12

UFS aprova Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos
Com o resultado, a instituição atinge a marca de 50 programas ativos

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), junto ao Conselho Superior e o Conselho Gestor, aderiu ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, o ProfÁgua. Agora, a Universidade atinge o número de 50 programas ativos de mestrado, um marco importante na história da Instituição.

Conheça os programas de pós-graduação da UFS

“Esse número representa a consolidação da Pós-graduação, junto ao trabalho dos docentes e da gestão, na oferta de condições para o crescimento da pós-graduação. E em uma área extremamente importante, a de recursos hídricos, em que nós já temos um programa acadêmico que, recentemente, teve o doutorado aprovado e, agora, se complementa com um programa profissional”, destaca o coordenador de pós-graduação, Gladston Santos.

Sobre o ProfÁgua

O objetivo do programa é proporcionar formação ampla aos discentes, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros.

Gladston também frisou a consolidação da universidade nos programas de pós-graduação. “É gratificante para a instituição poder participar e disponibilizar para a comunidade sergipana nordestina mais uma opção de qualificação dentro da área e das linhas que atua o programa. É um trabalho de consolidação e de fortalecimento".

Vagas

Segundo o professor Antenor Aguiar, coordenador da proposta aprovada, o início do ProfÁgua está previsto para o segundo semestre acadêmico. “Não chegamos a um número exato, mas serão destinadas entre 12 e 24 vagas para os discentes. Também teremos 13 docentes, sendo dois externos à UFS”, pontua.

Outro ponto que vale destacar é que o programa integra docentes de vários campi da instituição, e busca atender a questão da interiorização da pós-graduação, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da pesquisa para o interior do estado.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 01 de abril de 2024, 17:08