Nesta terça-feira, 23, aconteceu o segundo dia de atividades do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional Nordeste (Forproex), no auditório da Didática 7, no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo do evento é trocar experiências entre instituições e pró-reitores, enriquecendo as estratégias para o caminho da extensão na graduação e formação de professores.
“O Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional Nordeste aqui na Universidade Federal de Sergipe é muito significativo. Temos a participação de diversas instituições, pensando em caminhos para a formação com a prática de extensão”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS, Sueli Pereira.
Durante a manhã, foi realizada a palestra "Extensão e formação de professores", ministrada pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Coelho. Pela primeira vez na UFS, ela reforça a ideia de uma educação aliada à prática de extensão, que qualifica o discente para a profissão escolhida. “Com conhecimento sobre o campo, posso compartilhar a minha perspectiva, conhecimento e experiência, e entendo o papel de um professor ou uma professora, assim também como os outros componentes das funções de magistério, a exemplo de diretor escolar, coordenador. Sei da importância que isso tem e como as atividades de extensão e o engajamento podem qualificar cada vez mais a educação”, explica a secretária.
César Nonato, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esteve presente no evento. “É um encontro que gera muitos frutos porque congrega diferentes universidades federais e estaduais. Essas reuniões agregam pessoas que estão em posições estratégicas, como pró-reitores e coordenadores de extensão, e que carregam consigo uma responsabilidade grande. Aqui termina sendo um espaço no qual nós estamos discutindo um novo formato de fazer universidade mais próxima da sociedade e das demandas do povo”, pontua o pró-reitor.
Quem também compartilha dessa expectativa é o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Hamilton Alexandrino Santos. "O evento é uma forma de interação para saber o que as outras universidades estão fazendo em relação à extensão na realidade, além de acompanhar relatos e debates que acontecem no âmbito acadêmico".
A abetura do evento aconteceu no dia 22, no Aquários Praia Hotel, em Aracaju, e contou com apresentações culturais e debate sobre as potencialidades da Rede Nacional de Comunicação Pública. O 53º Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional Nordeste (Forproex) segue até o dia 24 de abril com troca de experiências e eleição da nova diretoria. Confira a programação completa aqui.
Ascom UFS