A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recepcionou nesta terça-feira, 7, com atividades recreativas e informativas, os seus novos estudantes. A passarela de pedestres, localizada entre as didáticas V e VI do Campus de São Cristóvão, foi o espaço escolhido para a montagem do Corredor Científico, iniciativa organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib).
No corredor, grupos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de apoio pedagógico e empresas juniores estão expondo os suas iniciativas e oportunizando o compartilhamento de experiências e vitrines tecnológicas, uma ação necessária em termos de aprendizado, conforme pontua o reitor da UFS, Valter Santana. "No início das atividades acadêmicas nada melhor do que os nossos calouros entrarem em contato com a vasta gama de grupos de pesquisa e extensão que nossa universidade possui, para que possam não só aprender mais, mas também se inspirar para que durante a jornada acadêmica possam também se engajar, produzindo conhecimento novo e consolidando o aprendizado que terão em sala de aula", disse o reitor.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, a ideia é possibilitar interações entre docentes, discentes veteranos e calouros. “Estamos com mais uma edição do Corredor Científico e estamos contentes, porque grupos que participaram nas edições anteriores voltam a participar agora, mais organizados e com uma estrutura melhor. O Delib fez contato com todos os centros para a organização, possibilitando a realização de atividades e exposições nos três turnos, apresentando um pouco do que a UFS produz. A gente espera encantar mais ainda os calouros nesse momento de acolhimento deles aqui na universidade”, comentou Dilton.
Um dos estudantes que esteve no Corredor Científico foi Artur Reinan, que está ingressando no curso de Medicina. “Para nós, calouros, o Corredor Científico está sendo uma ótima apresentação também dos outros cursos, são muitos projetos diferentes. É uma excelente oportunidade para conhecer mais de perto a UFS e o seu principal objetivo, que é de ensino, pesquisa e extensão. Já serve como uma introdução para nosso futuro, para termos a iniciativa de procurar algum projeto de extensão que esteja sendo apresentado por aqui. Eu me sinto muito motivado a participar quando eu vejo os projetos de extensão que são apresentados no Corredor Científico”, relatou Artur.
Consolidação
Responsável pela organização do Corredor Científico, a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS, Fernanda Bispo, acredita que a iniciativa tem se consolidado como uma das principais atrações de acolhimento aos estudantes que iniciam os seus cursos na UFS. “O corredor 2024.1 é uma forma de reunirmos discentes, servidores, seus projetos e ações para recepcionar os novos estudantes da UFS. É uma pequena mostra do universo de possibilidades de pesquisa, extensão, entre tantas outras oportunidades que a UFS oferece. Com mais essa edição, estamos no caminho de fortalecer o Corredor Científico como uma tradição nas ações de acolhimento da UFS”, destacou a diretora.
Ela enfatizou também que a programação do acolhimento não está restrita ao Campus São Cristóvão. “Fizemos reuniões prévias com os centros e campi, encaminhamos orientações e nos disponibilizamos, enquanto Prograd, a contribuir com as programações específicas. O Campus Itabaiana também está fazendo o seu corredor científico”, destacou.
Os estudantes recebidos ficaram animados com as opções que encontraram ao chegar à universidade. E esse foi o caso de Alex Santos. “Agora posso dizer que sou estudante da UFS. Estou cursando Letras Português-Inglês e achei esse projeto do corredor uma iniciativa muito importante e interessante para nós, calouros. Amei a recepção, eles acolheram a gente de uma forma muito carinhosa e já desejo para os futuros estudantes que ingressarem na UFS que possam ter esse momento também”, disse Alex.
Ele estava acompanhado pela estudante Jane Karla, que também cursará Letras Português–Inglês a partir deste semestre. “Estou achando tudo aqui bem interessante, achei que fui bem acolhida, a recepção está sendo muito boa e eu nunca tinha visto ou participado de uma ação assim, então eu gostei muito”, falou Jane Karla.
O corredor científico seguirá até a noite desta terça-feira, 07.
Ascom UFS