A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está modernizando o parque de equipamentos ativos da rede de computadores do campus de São Cristóvão.
De acordo com o gestor responsável pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da UFS, professor Alberto Costa Neto, a substituição de equipamentos vem também para melhorar o gerenciamento por parte dos analistas e técnicos da Coordenação de Redes, pois permitirá uma maior visibilidade da rede de computadores.
“Isso permitirá uma melhor vazão do tráfego de dados. “Existem várias ações em andamento e outras sendo iniciadas, mas especificamente na área de redes de computadores, estamos realizando investimentos na rede cabeada, tanto na ampliação de pontos de rede, como na substituição de equipamentos de conexão por outros mais modernos. Além disso, estamos com um pregão em andamento para contratação de manutenção e monitoramento do Datacenter da UFS”, informou o superintendente.
Ele reforçou que foram adquiridos 73 novos switches (equipamentos de rede), um novo equipamento servidor hiperconvergente e um novo firewall para controle e segurança da rede. “Desde o dia 15 de maio, estamos trabalhando na troca de switches no CCSA, CECH, Reitoria, InfraUFS e Didática 7. Nosso planejamento preliminar é finalizar a instalação de todos os 73 switches até o final de julho. Além disso, após essa fase de instalação dos novos equipamentos, faremos o remanejamento dos equipamentos antigos, visando manter em funcionamento apenas os melhores deles”, pontuou Alberto Costa.
Planejamento
O superintendente mencionou ainda que cada instalação está sendo comunicada com antecedência aos setores afetados. “O planejamento reduz o impacto da instalação, dando tempo para que a chefia estabeleça um formato ou programação alternativa, a exemplo do trabalho remoto. Cabe destacar que o impacto será localizado no prédio onde o equipamento está sendo substituído. Para a troca de cada switch, estabelecemos inicialmente um tempo de até quatro horas. Para cada prédio ou conjunto de prédios definimos um período de até três dias para todo o processo”, explicou.
“No primeiro dia normalmente ocorrem a identificação e desconexão de todo o cabeamento, a remoção do equipamento antigo, instalação do equipamento novo, organização e reconexão do cabeamento. No segundo e terceiro dias vêm a retificação de configurações específicas e o monitoramento do comportamento do novo equipamento. O prazo de três dias foi definido também a fim de que tenhamos tempo hábil para suprir quaisquer intercorrências no cumprimento do cronograma”, detalhou o gestor.
Para ele, os principais benefícios dessa nova instalação estão relacionados à segurança dos equipamentos e ao conforto dos usuários. “Com a instalação dos 73 switches, poderemos aumentar o número de pontos de rede e também a velocidade em vários locais, já que esses equipamentos são mais modernos e dispõem de conexões mais rápidas. Além disso, aumentaremos a segurança e a visibilidade, já que esses equipamentos permitem um melhor gerenciamento da rede. Com a instalação do firewall Palo Alto haverá substituição do antigo equipamento por um mais moderno e com melhores funcionalidade de segurança, além de garantir uma maior vazão de dados para a internet, aumentando a disponibilidade da rede, já que passaremos a ter redundância no nosso firewall, isso significa que, em caso de falha de um deles, o outro poderá ser acionado para manter a rede da UFS conectada à internet enquanto o defeituoso é consertado”, destacou.
Ascom UFS