Ter, 04 de junho de 2024, 15:50

Cerimônia da Gratidão homenageia servidores aposentados da UFS
Nesta segunda edição, 14 servidores recentemente aposentados foram homenageados
"Cerimônia da Gratidão" é iniciativa da Progep/UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Na manhã desta terça-feira, 04, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Sergipe (Progep/UFS) realizou a segunda “Cerimônia da Gratidão”, uma iniciativa que busca prestar homenagem aos servidores da casa que se aposentaram recentemente. O evento, que contou com 14 homenageados, aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria.

Evento aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O reitor da UFS, Valter Santana, revelou que ações que visam promover o reconhecimento daqueles que constroem a universidade é um dos objetivos de sua gestão. “Iniciamos nossa gestão colocando em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como um de nossos valores, a valorização das pessoas. Como dirigente da instituição, gostaria de registrar o meu agradecimento a todos que fazem parte da história da UFS”, ressaltou.

Valter Santana é o reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
(foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Para Rosalvo Ferreira, vice-reitor da universidade, a UFS é fruto da construção contínua de sua comunidade. “Tenho 26 anos de UFS e o que mais aprendi aqui é que uma universidade se constrói a cada dia, a cada momento, no entanto, isso só é possível porque outras pessoas, que vieram antes de nós, já consolidaram as suas bases. Desejo que vocês possam olhar para trás e ainda se sentirem pertencentes, como pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dessa instituição”, disse o vice-reitor.

Rosalvo Ferreira é vice-reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A pró-reitora da Progep, Thaís Ettinger, contou como aconteceu o processo de produção da cerimônia. “Nós não tivemos a resposta de todos os aposentados que entramos em contato, mas quando alguns foram confirmando suas presenças, nós sentimos uma alegria imensa. É uma enorme recompensa para nós termos convivido com esses servidores, que tem tanto a ensinar e que nos inspiram a continuar trabalhando pela educação”, inteirou a pró-reitora.

Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Josefa Eliane Pinto, professora aposentada do Departamento de Geografia (DGEI/UFS), compôs o quadro de professores de graduação da universidade durante 44 anos. Atualmente, ela ainda está ligada aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS) e em Recursos Hídricos (PRORH/UFS). “A UFS me deu e me dá vida. Eu tenho uma ligação umbilical com a universidade. Tudo o que eu sou e tudo o que eu fiz está vinculado a ela. Me aposentei no ano passado e fiquei muito feliz com essa homenagem”, contou.

Josefa Eliane Pinto é professor aposentada do Departamento de Geografia da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O técnico-administrativo aposentado, Alvimar Moura, trabalhou na Divisão de Assistência ao Servidor (Diase/UFS) por mais de 30 anos e aposentou-se há seis meses.

Alvimar Moura, técnico aposentado, atuou na Divisão de Assistência ao Servidor. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

“Aqui, na UFS, eu me graduei, fui servidor e, posteriormente, me pós-graduei com um mestrado. Ser convidado para esta cerimônia foi uma grata surpresa, porque é muito bom sermos homenageados em vida. É muito difícil encontrarmos situações em que, depois de aposentado, a instituição se lembra de nós. Estou muito feliz e grato”, revelou.

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 04 de junho de 2024, 16:43