Ter, 04 de junho de 2024, 16:29

Ação solidária da UFS distribui alimentos arrecadados durante Concerto de Artes Integradas
Comunidades receberam, em média, mais de 100kg de alimentos

A Universidade Federal de Sergipe, na última quarta-feira (29), realizou a distribuição dos alimentos arrecadados durante o Concerto Comemorativo de 56 anos da instituição. Os alimentos foram destinados para o Acampamento Nossa Sra. D’ajuda, no povoado Cabrita, em São Cristóvão, e para a Ocupação João Mulungu, localizada em Aracaju.

Cada comunidade recebeu em média mais de 100kg de alimentos. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Sueli Pereira, destacou a presença da universidade nesses locais através de projetos de extensão. “É importante que os eventos da universidade procurem promover essas atividades de arrecadação de alimentos para as comunidades que necessitam, que são comunidades que nós já participamos e interagimos através dos projetos de extensão. É uma forma de estar, de maneira contínua, na comunidade”, afirma a pró-reitora.

Entrega dos alimentos no Acampamento Nossa Sra. D’ajuda, no povoado Cabrita, em São Cristóvão. (foto: Arquivo pessoal)

A escolha dos locais, como explica Sueli, se deu pela relação com a universidade. “A escolha foi exatamente pela interação dessas duas comunidades, que em outros momentos já tinham nos procurado, solicitando apoio no sentido de algum auxílio de ajuda para a alimentação, por isso que esses dois locais foram eleitos”, completou.

A moradora da Ocupação João Mulungu, Luze Augusta dos Santos, expressou gratidão à ação da UFS. “Estamos aqui representando o nosso movimento e é gratificante. Temos que agradecer pela universidade ter lembrado da gente porque estamos também arrecadando alimentos para poder ajudar a nossa família”.

Entrega dos alimentos na Ocupação João Mulungu, em Aracaju. (foto: Arquivo pessoal)

Quem também participou da entrega dos alimentos foi a coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da UFS, Tereza Raquel, que ressaltou o papel da instituição como um meio de transformação. “Esse é o nosso papel: divulgar, poder facilitar e melhorar a vida das pessoas. A Pró-reitoria de Extensão e Cultura tem essa missão de estar próxima das pessoas, tentando resolver os problemas e buscando fazer com que a ciência que fazemos na universidade consiga ser capilarizada até chegar às pessoas para fornecer melhores condições de vida, de saúde, de trabalho, de renda”, disse a coordenadora.

Concerto Comemorativo

O Concerto de Artes Integradas em comemoração ao aniversário da UFS aconteceu no dia 15 de maio, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com o tema “Notas que ecoam em 56 anos de excelência”. O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura e contou com a apresentação do Coro e da Orquestra Sinfônica da UFS, além do grupo de dança “Sutaques de Casa”, da Companhia de Teatro e do Departamento de Música e do grupo Ylê de Capoeira Aruanda.

+Concerto de Artes Integradas reúne grande público para comemorar os 56 anos da UFS

Marcela Sousa - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS