Qua, 05 de junho de 2024, 08:07

UFS vence premiação do CNPq com tecnologia para denúncia de violência doméstica
Pesquisa desenvolvida no campus do Sertão é reconhecida nacionalmente
Ferramenta visa facilitar denúncias de casos de violência doméstica. Foto: Josafá Neto

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio dos vencedores da 21ª edição da premiação ocorreu na última quarta-feira, 29.

O estudante de Medicina Veterinária do campus do Sertão, Everton Luiz da Silva, foi indicado na categoria Iniciação Tecnológica (PIBITI), na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com o projeto "Violência no contexto doméstico e familiar, segurança pública e saúde: tecnologia social à serviço das mulheres do Semiárido Sergipano.”

+ UFS tem 29 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina

“Esse reconhecimento é muito gratificante para mim, enquanto estudante de um campus do interior, como também para valorizar as pesquisas da nossa Universidade, principalmente com um tema sensível à sociedade que é o combate à violência”, destacou Everton Luiz.

Everton Luiz é estudante do curso de Medicina Veterinária do campus do Sertão. Foto: Josafá Neto

Sob orientação da professora do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra da UFS, Patrícia Rosalba, o aluno atuou no desenvolvimento de uma ferramenta para facilitar a denúncia de casos de violência doméstica. Trata-se do aplicativo "Me deixe".

+ Veja aqui como baixar o aplicativo

Inovação tecnológica

A solução inovadora é resultado de mais de 10 anos de atuação do Grupo de Pesquisa Xique-xique sobre o tema da violência relacionado às questões de gênero e sexualidade, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

“Receber um prêmio dessa relevância representa a consolidação de uma trajetória de pesquisas, contribuindo diretamente com o auxilílio ao desenvolvimento de políticas públicas de proteção à mulher”, pontua Patrícia Rosalba.

+ UFS tem nota máxima no recredenciamento institucional do MEC

Professora Patrícia Rosalba é coordenadora do Grupo de Pesquisa Xique-xique. Foto: Josafá Neto

Com financiamento do CNPq, o projeto inovador é realizado pela UFS, em parceria com o IFS (Instituto Federal de Sergipe) e SSP-SE (Secretaria de Segurança Pública de Sergipe).

Ao todo, dez pesquisadores estão envolvidos na iniciativa, entre professores, estudantes e técnicos das áreas de Eletrônica, Informática, Medicina, Medicina Veterinária e Antropologia.

Reconhecimento

“O esforço dos nossos pesquisadores em produzir ciência de qualidade e de alto impacto social tem sido reconhecido local e nacionalmente. Isso reforça o nosso compromisso com a sociedade em entregar soluções a partir do conhecimento científico que possam ajudar a transformar realidades”, afirmou o reitor da UFS, professor Valter Santana.

Reitor da UFS, professor Valter Santana, valoriza reconhecimento de pesquisas. Foto: Adilson Andrade

“É um orgulho para nós, porque é a terceira vez que a UFS vence o prêmio na categoria de Inovação Tecnológica, sendo a primeira vez na área de Humanas”, ressaltou o coordenador da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS, professor Antônio Martins.

Premiação

Segundo o CNPq, a 21ª edição do prêmio recebeu 638 indicações. Cada premiado de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberá R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado no país.

A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o próximo 8 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

+ Confira aqui a lista completa dos vencedores

Josafá Neto

Atualizado em: Qua, 05 de junho de 2024, 08:10