Sex, 07 de junho de 2024, 08:20

UFS viabiliza economia renovando frota de veículos com locação
Alternativa diminui gastos com aquisição e manutenção de veículos

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) passou a adotar a locação de veículos para renovar e manter a sua frota. Em 2023 os primeiros veículos alugados chegaram à instituição de ensino, mas com a recente renovação do contrato de locação, a expectativa é ampliar em quase 40% a capacidade de agendamento de visitas de campo na graduação, por exemplo.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, agora existe uma maior facilidade para confirmar transporte e dar continuidade às aulas de campo. “A partir de um levantamento prévio junto aos departamentos, realizado sempre antes dos períodos letivos terem início, conseguimos enviar uma programação mais ampla e detalhada para a Divisão de Transportes da UFS [Ditran]. Assim, é possível verificar as possibilidades de atendimento dos pedidos por veículos e viagens de forma mais organizada. Quando há problemas, a antecedência permite reorganizar a atividade, quando é possível, ou buscar alternativas, quando a viagem é inadiável. O aumento no atendimento dos pedidos junto à Divisão de Transportes, sem dúvida, é mais um elemento a auxiliar nos resultados que temos obtidos em nossos cursos de graduação”, afirma o pró-reitor.

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

InfraUFS

A Ditran é parte da Superintendência de Serviços de Infraestrutura da Universidade Federal de Sergipe (InfraUFS), que tem à frente o professor Jodnes Vieira. “Em relação à capacidade de agendamento, o contrato vigente amplia a possibilidade de realizar diversos tipos de atendimento com o mesmo veículo, visto que os utilitários com cabine dupla permitem, por exemplo, transporte de cargas, transporte de passageiros para serviços administrativos e o transporte de passageiros para atividades de campo”, informa o superintendente.

Ele explica também que o atual contrato substitui o anterior sem alteração de quantidade de veículos. “São 16 caminhonetes cabine dupla, sendo três delas com capota na carroceria, e dois veículos do tipo sedan executivo. O contrato, com vigência de cinco anos, prevê o serviço de locação de veículos do tipo caminhonete para atender à UFS, no campus sede em São Cristóvão, bem como nos campi de Itabaiana, Lagarto e Sertão. Já os veículos do tipo sedan executivo atendem aos gabinetes do reitor e do vice-reitor”, detalha Jodnes.

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Para o superintendente, outra vantagem da locação é que a empresa contratada fica responsável pela manutenção preventiva, pelo licenciamento anual e pelo seguro de todos os veículos durante a vigência do contrato. “A UFS possui um contrato de motoristas para poder conduzir os veículos, e também se responsabiliza pelo abastecimento dos mesmos. A renovação da frota, com aquisição de veículos, implicaria um custo bastante significativo, considerando o elevado valor de capital necessário para a aquisição desses veículos, um impacto financeiro substancial, que afetaria diretamente a disponibilidade de recursos para outros setores essenciais”, observa.

“Investimentos cruciais em laboratórios seriam comprometidos, prejudicando o desenvolvimento e a modernização das nossas instalações de pesquisa e inovação. Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as prioridades orçamentárias, a fim de equilibrar a necessidade de atualização da frota com os investimentos estratégicos em outras áreas vitais para o crescimento e a sustentabilidade da Universidade Federal de Sergipe”, complementa Jodnes Vieira.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 05 de julho de 2024, 13:39