Sex, 07 de junho de 2024, 10:54

UFS celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de ipês
Ato foi realizado nas proximidades da Praça da Democracia e do estacionamento da Reitoria
Fotos: Schirlene Reis (Ascom UFS)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu nesta sexta-feira, 07, no Campus de São Cristóvão, o plantio de duas mudas de Ipê Roxo e duas de Ipê Rosa, cedidas à instituição pela Biofábrica do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

De acordo com o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, que esteve na ação, o plantio faz parte do projeto de arborização desenvolvido nos campi da universidade. “É interessante que a universidade fique sempre atenta às questões mais importantes da sociedade. O meio ambiente é algo que precisa ser pensado dia a dia, e as universidades públicas têm o dever, o compromisso de apresentar à sociedade respostas em relação à crise climática. O plantio de árvores é importante para reverenciar um ato de aproximação da universidade em um espaço de natureza, convivendo de forma harmônica, respeitando inclusive as áreas de passeio da comunidade. Trata-se da melhoria do bem estar de todos que frequentam a universidade, plantar árvore é plantar vida, gostaríamos que muito mais pessoas pudessem fazer isso também”, declarou Rosalvo.

Plantio teve a colaboração das pessoas presentes ao ato.

Parceria

O engenheiro florestal Genésio Tâmara, professor aposentado do Departamento de Ciências Florestais da UFS, que permanece ativo na área de Gestão Ambiental, conduziu a iniciativa do plantio. “O que estamos fazendo hoje é uma pequena comemoração na Semana Mundial do Meio Ambiente, e um dos simbolismos mais bonitos para comemorar a data é plantar árvores. Para isso, temos essa parceria com o SergipeTec, que já é antiga, pois recebemos de 300 a 500 mudas todos os anos, e plantamos também nos outros campi da UFS, deixando essas áreas floridas, arborizadas, e trazendo benefícios para a natureza e para as pessoas que convivem nesses locais”, comemorou Genésio.

O engenheiro florestal Genésio Tâmara, professor aposentado do Departamento de Ciências Florestais da UFS, conduziu a iniciativa.

Como parceiro do plantio de mudas, o SergipeTec foi representado na ação pelo seu presidente, José Augusto Carvalho. “Temos aqui uma parceria que, sem dúvida, é motivo de grande alegria para as duas instituições, nós somos vizinhos de muro da UFS. O plantio de árvores melhora o clima, o visual do ambiente e torna tudo mais agradável para os olhos e para o coração das pessoas”, comentou Carvalho.

A viabilização da iniciativa contou com ampla participação também da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFS (Proex), que tem à frente a professora Sueli Pereira. “A Proex organizou esse momento do plantio obedecendo a uma das suas linhas de extensão, que é o meio ambiente, com a representação desse momento, que é o plantio. É trazer mais vida, com as cores que os ipês representam, contribuindo para as melhorias no meio ambiente e tendo em vista também o enfrentamento da quantidade de problemas ambientais que estamos vivendo hoje no Brasil e no mundo”, afirmou a pró-reitora.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 07 de junho de 2024, 13:49