Sex, 07 de junho de 2024, 14:29

Neprin representa UFS na 54ª Assembleia Geral da OEA, no Paraguai
Docente e duas discentes do Departamento de Direito estarão em Assunção, entre os dias 26 e 28 de junho

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Relações Internacionais do Departamento de Direito (Neprin/DDI) representará a Universidade Federal de Sergipe (UFS) na 54ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). O professor Uziel Santana e as graduandas Joanna Marília Matos e Mariana Lira estarão em Assunção, Paraguai, entre os dias 26 e 28 de junho.

A OEA é a principal organização internacional que congrega os países do continente americano, fundada em 1948. Esta é a primeira vez que a UFS será representada no evento, em que serão discutidos temas como direitos humanos, democracia e demais assuntos de relevância internacional. Os membros do Neprin serão convidados especiais no painel "Diálogo dos chefes de delegação, do secretário-geral, do secretário-geral adjunto e dos representantes das organizações da sociedade civil, dos trabalhadores, do sector privado e de outros actores sociais".

O professor Uziel revelou que a iniciativa de participar do processo de convocatória destinada à comunidade internacional e sociedade civil partiu da importância da OEA para a educação nas Américas, principalmente na América Latina. “É um espaço democrático, multilateral, e que abrange não só membros do corpo diplomático das delegações nacionais, e as próprias autoridades da OEA, como o Secretário Geral, Luís Almagro, e entidades e organizações não-governamentais”, explicou o professor.

Uziel Santana é professor do Departamento de Direito da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

Para as estudantes do nono período do curso de Direito, Joanna e Mariana, esta será uma oportunidade valiosa. “Durante o curso, estudamos sobre a OEA e o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Assim, ter a chance de aplicar esse conhecimento na prática e observar a dinâmica das relações entre os países-membros da OEA é uma experiência ímpar. Sem dúvida, haverá grandes benefícios para nossa formação acadêmica, profissional e pessoal”, ressaltou Joanna.

Joanna Marília Matos e Mariana Lira são alunas do curso de Direito da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

“Será uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a OEA e as políticas interamericanas. Além disso, observar as interações e decisões em um ambiente internacional fornecerá uma compreensão mais profunda das dinâmicas políticas e diplomáticas. Este aprendizado certamente contribuirá para nossa formação acadêmica e profissional”, disse Mariana.

Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 17 de junho de 2024, 12:25