Qua, 12 de junho de 2024, 11:36

Parceria entre UFS e TRE promove palestras alusivas ao meio ambiente
Evento faz parte da Semana do Meio Ambiente

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Sergipe (Proex/UFS), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), promoveu até esta quarta-feira, 12, a Semana do Meio Ambiente. O intuito foi fomentar a conscientização sobre o tema por meio de palestras e apresentações de trabalhos voluntários.

Nesta manhã, a professora do Departamento de Química da UFS, Eliana Midori, falou no auditório do TRE sobre hidrogênio verde. Em seguida, a professora do Departamento de Direito da UFS, Karyna Sposato, proferiu palestra "O papel da administração pública na promoção dos ODS 12 e 13 da Agenda 2030".

Evento aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Para Midori, a relevância do tema abordado por ela está na questão ambiental envolvida com a transição energética. “Esse evento faz parte de uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade do TRE e fui convidada para falar um pouco sobre o hidrogênio verde e o processo de descarbonização que está acontecendo no mundo inteiro. O hidrogênio verde faz parte da transição energética, uma das áreas que está sendo desenvolvida no Brasil e no mundo. Temos aqui alunos, professores, pesquisadores, pessoas interessadas em sustentabilidade de forma geral, um tema tão importante que está em destaque hoje no mundo inteiro”, afirmou a pesquisadora.

Eliana Midori é professora do Departamento de Química da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

De acordo com Caroline Damascena, do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade do TRE, a parceria com a UFS para a realização da Semana do Meio Ambiente foi bastante positiva. “A ideia principal foi trazer um pouco dessa temática da sustentabilidade para os colegas, pois é algo que está afetando todo o contexto local e mundial. As pessoas precisam realmente começar a se preocupar com essas questões, então fizemos essa parceria com a UFS como uma ação de sensibilização dos servidores sobre essa seara ambiental. São servidores do tribunal, estagiários, terceirizados e alunos da UFS, todos reunidos em um evento muito produtivo”, mencionou Caroline.

Caroline Damascena faz parte do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade do TRE. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

ODS

A segunda palestra, conduzida pela professora do Departamento de Direito da UFS, Karyna Sposato, foi sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no consumo e produção responsáveis e na ação contra a mudança global do clima.

Karyna Sposato é professora do Departamento de Direito da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Dentro desta Semana do Meio Ambiente, a minha intervenção é no sentido do esclarecimento dos ODSs e da Agenda 2030, principalmente nos dois objetivos direcionados ao meio ambiente e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Cada objetivo possui metas específicas e a nossa intenção é discutir um pouquinho o papel da administração pública no incremento e no desenvolvimento dessas metas. Então, como as instituições públicas podem contribuir? Qual é a relevância desse tema para a administração pública? É importante destacar que são muito relevantes, porque estamos aqui em um grupo inserido em um poder judiciário especializado, que é o Tribunal Regional Eleitoral, que possibilita que as ações de planejamento e de desenvolvimento estejam atentas a essas recomendações e metas das Nações Unidas. Cada instituição pública pode realizar um papel importante, sem dúvida também no âmbito eleitoral”, resumiu a palestrante.

O evento acontece graças a uma parceria entre a Proex/UFS e o TRE, conforme ressalta a coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Proex, Tereza Raquel Sena.

Tereza Raquel Sena é coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Proex/UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Eventos como esse aproximam a Universidade Federal de Sergipe da sociedade e de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral, que é um parceiro que já vem com várias atividades de extensão conosco. A Proex tem programas, cursos, eventos, projetos, mini-cursos, são muitos eventos desenvolvidos em parceria com o TRE. Nesta Semana do Meio Ambiente, a gente está aqui celebrando o cuidado com a Terra. É importante que a gente tenha um ambiente acadêmico saudável e que as pessoas comecem a conhecer a fundo o que a gente faz, traduzindo para uma linguagem que as pessoas se beneficiem, se apropriem desse conhecimento e reproduzam boas condições para o ambiente”, pontuou a professora.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 12 de junho de 2024, 14:26