Na tarde desta quarta-feira, 12, ocorreu o Encontro Estadual da ODS, que em 2024 completa 20 anos. Na oportunidade, os programas InoveEDU (Eixo Pessoas); Socialize-se (Eixo Parcerias); e Pibiti (Eixo Prosperidade) da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS) foram reconhecidos por cumprirem pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o projeto de extensão Arquiteto na Escola, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, também recebeu o selo.
Presente no evento, o reitor Valter Santana explicou que a universidade tem o compromisso não apenas com a formação de seus discentes, mas também com o futuro da sociedade como um todo.
“Muito mais do que formar profissionais, a UFS tem o dever de formar cidadãos. Para isso, nos preocupamos em desenvolver ações internas que atendam os anseios da sociedade e que também olhem para um mundo melhor no futuro. Então, o conjunto da obra, inclusive com a expansão da nossa instituição, poder levar essas ações para todo o estado de Sergipe, é um objetivo da nossa universidade, para melhorar ainda mais a nossa formação e desenvolver o nosso estado e nosso país”, destaca o reitor.
Selo ODS 2024
Segundo a Organização das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Na ocasião, Paulo Sérgio Melo, organizador do Encontro Estadual da ODS, explicou os motivos da escolha da UFS para ser premiada. “Disponibilizamos um edital para toda sociedade e ao analisarmos verificamos que a UFS, com seus projetos voltados para uma sociedade sustentável e preocupada com o futuro desta e das próximas gerações, contribui para a construção contínua de um mundo melhor. Ficamos felizes em saber que um local plural que é o ambiente acadêmico também se propõe a ter o compromisso com a sustentabilidade do planeta”, explica.
Durante o encontro, os programas premiados InoveEDU, Socialize-se e Pibiti foram representados por Maria Costa, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS. “É com imensa alegria que estou aqui representando três importantes programas na UFS, inclusive o Socialize-se está recebendo o selo pelo segundo ano consecutivo. Esse é um programa que fala sobre as inovações sociais dentro da universidade. Já o InoveEDU trabalha com projetos de inovação educacional, seguido pelo Pibiti, que contempla a pesquisa universitária”, pontua.
Além dos programas da Agitte, a UFS foi reconhecida pela iniciativa desenvolvida pelo Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais (Cepur) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O projeto Arquiteto na Escola tem como objetivo promover a aprendizagem para crianças sobre a arquitetura, cidade e o papel do arquiteto e urbanista, por meio da aplicação de jogos e dinâmicas nas escolas públicas no município de Laranjeiras.