Qui, 13 de junho de 2024, 16:03

Programas da UFS recebem Selo ODS 2024
InoveEDU, Pibiti, Socialize-se e Arquiteto na Escola foram reconhecidos por desenvolverem trabalhos sustentáveis para a sociedade
Encontro Estadual ODS 20. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

Na tarde desta quarta-feira, 12, ocorreu o Encontro Estadual da ODS, que em 2024 completa 20 anos. Na oportunidade, os programas InoveEDU (Eixo Pessoas); Socialize-se (Eixo Parcerias); e Pibiti (Eixo Prosperidade) da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS) foram reconhecidos por cumprirem pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o projeto de extensão Arquiteto na Escola, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, também recebeu o selo.

Presente no evento, o reitor Valter Santana explicou que a universidade tem o compromisso não apenas com a formação de seus discentes, mas também com o futuro da sociedade como um todo.

“Muito mais do que formar profissionais, a UFS tem o dever de formar cidadãos. Para isso, nos preocupamos em desenvolver ações internas que atendam os anseios da sociedade e que também olhem para um mundo melhor no futuro. Então, o conjunto da obra, inclusive com a expansão da nossa instituição, poder levar essas ações para todo o estado de Sergipe, é um objetivo da nossa universidade, para melhorar ainda mais a nossa formação e desenvolver o nosso estado e nosso país”, destaca o reitor.

Valter Santana reitor da UFS. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

Selo ODS 2024

Segundo a Organização das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil.

UFS teve quatro projetos premiados durante o evento. (Foto: Letícia Almeida / Agitte UFS)

Na ocasião, Paulo Sérgio Melo, organizador do Encontro Estadual da ODS, explicou os motivos da escolha da UFS para ser premiada. “Disponibilizamos um edital para toda sociedade e ao analisarmos verificamos que a UFS, com seus projetos voltados para uma sociedade sustentável e preocupada com o futuro desta e das próximas gerações, contribui para a construção contínua de um mundo melhor. Ficamos felizes em saber que um local plural que é o ambiente acadêmico também se propõe a ter o compromisso com a sustentabilidade do planeta”, explica.

Paulo Sérgio Melo organizou o Encontro Estadual ODS 20. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

Durante o encontro, os programas premiados InoveEDU, Socialize-se e Pibiti foram representados por Maria Costa, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS. “É com imensa alegria que estou aqui representando três importantes programas na UFS, inclusive o Socialize-se está recebendo o selo pelo segundo ano consecutivo. Esse é um programa que fala sobre as inovações sociais dentro da universidade. Já o InoveEDU trabalha com projetos de inovação educacional, seguido pelo Pibiti, que contempla a pesquisa universitária”, pontua.

Maria Costa esteve presente no evento representando a Agitte UFS. (Foto: Yan Lima / Ascom UFS)

Além dos programas da Agitte, a UFS foi reconhecida pela iniciativa desenvolvida pelo Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais (Cepur) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O projeto Arquiteto na Escola tem como objetivo promover a aprendizagem para crianças sobre a arquitetura, cidade e o papel do arquiteto e urbanista, por meio da aplicação de jogos e dinâmicas nas escolas públicas no município de Laranjeiras.

Sarah França é coordenadora do projeto "Arquiteto na Escola". (Foto: Movimento ODS Sergipe)
“O Selo dos ODS celebra e reconhece um trabalho articulado com o desenvolvimento sustentável, integrando educação, arquitetura, cidade e crianças. Sem dúvida isso nos enche de ânimo para dar continuidade, expandindo para outros municípios sergipanos e atingir mais crianças com nossos jogos e dinâmicas, que estão em processo de aprimoramento. Ficamos muito felizes por levar esse projeto de extensão realizado na nossa universidade para a sociedade e obter frutos grandiosos, que se convertem em sorrisos das crianças e professores, seja com a nossa visita às escolas, ou nas visitas das crianças ao nosso CampusLar, onde entram em contato com a universidade e ali entendem que é um espaço que futuramente elas podem estar”, celebra a coordenadora do projeto, Sarah França.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS