Sex, 14 de junho de 2024, 15:01

UFS recebe visita de cortesia da Embaixada e do Consulado Geral do Japão
O encontro visou discutir possibilidades de promoção da cultura japonesa no Brasil
(foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na tarde da última quinta-feira, 13, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o cônsul-geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano, em uma visita de cortesia. O encontro, que aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Reitor, contou com o propósito de estreitar relações acadêmicas entre universidades brasileiras e japonesas, ao discutir possíveis ações que possam reafirmar os laços entre ambos os países.

O reitor da UFS, Valter Santana, celebrou essa aproximação e revelou que são diversos os cenários que podem viabilizar trocas culturais e acadêmicas entre Brasil e Japão. “Nossa expectativa é a de fazer esse intercâmbio e ter a possibilidade de dialogar e amplificar essa relação”, ressaltou.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além de discutir possibilidades de formalização de cursos de língua japonesa na UFS, o embaixador Hayashi convidou o reitor para uma Conferência Bilateral de Reitores, em que lideranças de universidades brasileiras e japonesas marcarão presença. “Gostaria de contar com a presença do reitor Valter. A liderança dessas autoridades é fundamental para promover a cooperação acadêmica entre Japão e Brasil”, explicou.

Teiji Hayashi é embaixador do Japão no Brasil. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O cônsul-geral Sano demonstrou entusiasmo em expandir as ações relacionadas ao intercâmbio linguístico. “Já tivemos experiências promovendo cursos de extensão de língua japonesa em outras universidades do Nordeste, e vimos o interesse dos estudantes aumentar cada vez mais. Nosso consulado está muito interessado em ampliar essa colaboração para o estado de Sergipe”.

Hiroaki Sano é cônsul-geral do Japão em Recife. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A mediação para a visita da Embaixada e do Consulado foi realizada pela professora do Departamento de Educação em Saúde (DESL/UFS) do Campus de Lagarto, Simone Kameo. Para ela, que tem ascendência japonesa, promover a cultura de seus antepassados no estado de Sergipe é muito importante.

Simone Kameo é professora do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Eu gosto muito da cultura, sinto muita falta. Através do ORIENTE-SE, que é um grupo nipo-brasileiro que eu fundei aqui em Aracaju, nós promovemos a cultura japonesa realizando eventos. Sempre peço ajuda ao Consulado Geral do Japão e, agora, à Embaixada e ao reitor, maior autoridade do local onde eu trabalho. Então, essa é uma maneira de fortalecer esses laços”, disse a professora Simone.

A coordenadora de Relações Internacionais da UFS, professora Érica Winand, compartilhou suas expectativas após o encontro.

Érica Winand é coordenadora de Relações Internacionais da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“A UFS já vem mantendo uma relação antiga com a Universidade de Soka, no Japão, por meio de um convênio coletivo. E o que se espera a partir dessa reunião é que continuemos nesse sentido, promovendo e ampliando cada vez mais o intercâmbio cultural, linguístico e acadêmico”, concluiu.

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 14 de junho de 2024, 15:31