Ter, 18 de junho de 2024, 15:52

UFS Promove Diversidade e Inclusão com Editais Temáticos
Editais estão em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PosGrap), tem se destacado na promoção da diversidade e inclusão na pesquisa acadêmica. Recentemente, foram lançados dois editais temáticos que têm apresentado resultados significativos: um direcionado à Representatividade Feminina no Ambiente Acadêmico e outro para o apoio a projetos de pesquisa sobre Ações Afirmativas. Estes editais estão em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades), demonstrando o compromisso da universidade com uma educação mais inclusiva e equitativa.

O edital voltado para a Representatividade Feminina, agora em sua terceira edição, tem sido um marco importante para a UFS. Esta iniciativa tem como objetivo fomentar a equidade de gênero ao estudar, valorizar e respaldar a presença e as circunstâncias das mulheres na ciência e em outras esferas dentro da organização.

Para a professora Isabel Michelan, coordenadora do projeto, esses estudos permitem que as graduandas envolvidas conduzam pesquisas bibliográficas e documentais que visam subsidiar reflexões que possam ocorrer, especialmente dentro da instituição de ensino superior, e assim colaborar com a formulação de políticas internas que promovam a valorização das mulheres em posições de liderança.

“Estamos realizando um trabalho acadêmico que tem o objetivo prático de colaborar com o planejamento estratégico da universidade e as ações que estão sendo desenvolvidas agora e futuramente, e ao mesmo tempo mostrar para nós mulheres que estamos aqui na universidade com todo o potencial que temos para fazer a diferença em âmbito local e no Brasil”, destaca a professora.

Paralelamente, o edital de Ações Afirmativas, agora em sua segunda edição, busca selecionar e respaldar iniciativas de pesquisa científica centradas nas políticas de inclusão. Estas políticas referem-se a um conjunto de medidas para enfrentar a discriminação histórica e promover a igualdade de oportunidades para grupos socialmente desfavorecidos ou minorias. O principal propósito das ações afirmativas é assegurar a equidade de oportunidades, enfrentando as disparidades estruturais que impedem a participação desses grupos em diversas esferas da sociedade.

Com estes editais, a UFS aumenta o número de estudos que levantam indicadores sobre grupos sub-representados, apoia estudantes de graduação com bolsas de iniciação científica remuneradas, incentiva novos talentos e enriquece a produção científica com novas perspectivas e soluções inovadoras para os desafios sociais.

Yan Lima - Bolsista

Luiz Eduardo Pacheco - Ascom UFS

Com informações da COPES (PosGrap)

Atualizado em: Sex, 14 de junho de 2024, 17:21