Ter, 18 de junho de 2024, 11:48

Observatórios Sociais da UFS promovem encontro com ONGs e protetores da causa animal
A reunião promoveu o debate entre os representantes da sociedade e a universidade
Objetivo da reunião foi promover a integração entre grupos que lutam pela causa animal. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta terça-feira, 18, os Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram reunião para promoção de debate entre a universidade, ONG's e pessoas que prestam atendimento voluntário aos animais em situação de rua. A reunião contou, também, com a representação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

O intuito do encontro foi promover a integração entre grupos que lutam pela causa animal, apresentando a experiência de cada um, destacando o que tem funcionado e debatendo possiveis soluções para demandas coletivas e individuais, unindo forças entre as equipes. Para alcançar o maior número de pessoas, a reunião foi realizada de maneira híbrida, contando com a participação por vídeo chamada.

(foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A reunião foi liderada pela coordenadora dos Observatórios Sociais, Patrícia Rosalba, que comentou a importância desse encontro. "A reunião de hoje é muito mais de escuta e acolhida com os protetores e pessoas que cuidam da causa animal, para que a gente escute dessas pessoas quais são as demandas que a Universidade pode ajudar. A universidade precisa lidar com esse problema, precisamos sair desse espaço e estarmos cada vez mais presentes nas ações, para que seja possível tornar a sociedade muito mais equânime”.

Patrícia Rosalba é coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Otavio Lorran Freitas participou da reunião enquanto representante da causa animal de Nossa Senhora da Glória/SE e apresentou a sua vivência enquanto atuante da causa animal de maneira voluntária e independente.

“Nós temos um grupo de protetores, trocamos mensagens sinalizando se tem algum animal doente ou precisando da nossa ajuda e realizamos os cuidados na casa dos voluntários. Somos um grupo informal e contamos com a ajuda de cerca de 15 pessoas. Momentos como esse são fundamentais para aprendermos. O conhecimento é muito importante, e com trocas de experiências, nós teremos indicação do que podemos usar no nosso dia a dia”, destacou Otávio.

Otavio Lorran Freitas representou o município de Nossa Senhora da Glória na reunião. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A UFS conta com diversos projetos de extensão e pesquisa que fomentam a participação ativa da comunidade acadêmica na defesa dos animais, especialmente pelo cuidado com as espécies que viem nos campi e precisam de atenção e suporte.

A coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Proex/UFS, Tereza Raquel Sena, ressaltou a importância desse momento de integração para o surgimento de novas demandas de extensão a longo prazo.

Tereza Raquel Sena é coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“A preocupação com a causa animal é importante e nos editais a gente tem resgatado isso, para que possa ter um resultado positivo para a sociedade. Nós, da equipe da Pró-reitoria de Extensão, temos reuniões constantes. Fora da universidade, a gente vai onde o povo está, onde as pessoas nos chamam. No momento em que trazemos essas pessoas para dentro da universidade, é muito bom, a escuta é fantástica porque aproxima. Esses momentos nos ajudam a atender as demandas da sociedade, fomentando a integração e a interdisciplinaridade”, pontuou a coordenadora.

Thaisy Santa Rosa - bolsista

Luiz Eduardo Pacheco - Ascom UFS