Qua, 19 de junho de 2024, 14:09

Evento científico no HU-UFS/Ebserh apresenta atualizações sobre implante coclear
Simpósio trouxe experiências da equipe do hospital que atende pacientes em todas as fases
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última sexta-feira,14, o I Simpósio de Implante Coclear da instituição, para discutir o serviço que superou a marca de 100 implantes bilaterais e 50 próteses osteoancoradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2016. O tema do encontro foi “Atualizações em implante coclear”.
O hospital dá suporte desde a chegada do paciente até sua fase de reabilitação, com atendimento multiprofissional. De acordo com os responsáveis pelo serviço, o HU-UFS/Esberh tem capacidade de realizar oito cirurgias mensais, entre implantes auditivos e próteses osteoancoradas. A maioria dos pacientes atendidos é de implante bilateral.

Evento foi realizado no auditório do HU-UFS. (foto: UCR2/Organização do evento)
Na abertura do simpósio, o reitor da UFS, Valter Santana, ressaltou a importância desse tipo de evento para a universidade. Valter mencionou que, recentemente, a UFS foi considerada a segunda melhor universidade do Nordeste pelo University Impact Rankings, que tem como critérios de análise os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "A excelência da universidade se constrói quando divulgamos aquilo que fazemos. Os resultados dos nossos trabalhos precisam se somar ao que de melhor é produzido em termos de pesquisa no Brasil e no mundo", destacou.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: UCR2/Organização do evento)
“Nós sempre tivemos o desejo de fazer um evento deste porte e, agora, estamos tendo esta oportunidade, com profissionais que são referência em implante coclear no Brasil, de mostrar o serviço que realizamos e apresentar a nossa equipe. Também é uma oportunidade para que os pacientes saibam que podem contar com o hospital universitário, que é porta aberta nessa atividade”, disse a fonoaudióloga Fabíola Andréa Andrade dos Santos, que ressaltou o alto nível dos palestrantes e a importância dos temas abordados.
O otorrinolaringologista e chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFS/Ebserh, Ronaldo Carvalho Santos Júnior, disse que o simpósio atendeu às expectativas. “Foi um evento científico que trouxe o que há de mais atualizado na área de reabilitação auditiva, inclusive implantes cocleares, e apresentou para os participantes o trabalho realizado no hospital”, pontuou.
Segundo Ronaldo, foram mais de 150 inscritos, entre otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, pediatras, neuropediatras, professores, residentes e estudantes de Medicina. As inscrições foram gratuitas e será emitido certificado de participação.
O simpósio foi aberto com uma palestra da fonoaudióloga Valéria Goffi, que apresentou o tema: “O implante coclear é sempre necessário para alcançar duas entradas auditivas”. Em seguida, o otorrinolaringologista Robinson Koji falou sobre o implante coclear na surdez assimétrica e surdez unilateral. Na parte da manhã, houve ainda uma mesa redonda sobre implante coclear em crianças com perda auditiva severa a profunda e múltiplas deficiências.

Evento trouxe atualizações sobre implantes e cirurgias auditivas. (foto: UCR2/Organização do evento)
Na parte da tarde, a programação incluiu informações sobre atualidades nas indicações de próteses auditivas de ancoramento ósseo e uma palestra sobre protocolo de avaliação de candidatos a prótese auditiva de ancoramento ósseo, além da apresentação de casos clínicos.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social - Ebserh

Atualizado em: Qua, 19 de junho de 2024, 14:19