Sex, 21 de junho de 2024, 15:02

UFS amplia Centro de Pesquisas Clínicas do Campus de Laranjeiras
Espaço agora possui 2 consultórios médicos, sala de acolhimento e área da farmácia
Centro de Pesquisas Clínicas do Campus de Laranjeiras fica localizado no Hospital João de Deus. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Nesta sexta-feira, 21, a Universidade Federal de Sergipe inaugurou a expansão do Centro de Pesquisas Clínicas em Laranjeiras. Localizado no Hospital João de Deus, as instalações foram ampliadas para oferecer melhores condições de realizar estudos relacionados a novos produtos científicos a serem usados pela população.

A ampliação resultou na disponibilização de dois consultórios, sala de acolhimento e de administração do produto investigacional, sala de monitoria e arquivos individualizados e adequados, além da área da farmácia para manuseio dos produtos. A unidade é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS e possui parceria há sete anos com o Instituto Butantan no desenvolvimento de novas vacinas para doenças prevalentes, como dengue, chikungunya e influenza.

Cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Ampliação vai oferecer melhores condições de realizar estudos relacionados a novos produtos científicos. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Para o reitor Valter Santana, a UFS tem desenvolvido ao longo dos anos ações de alto impacto para a sociedade sergipana, ganhando destaque pela qualidade e busca de investimentos para garantir manutenção e ampliação. "A UFS ao longo dos anos vem desenvolvendo ações de alto impacto para a sociedade, não só no processo de formação de recursos humanos, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias na ciência como um todo. Isso nos deixa muito orgulhosos. Dentro das parcerias desenvolvidas com o Instituto Butantan, estão sendo realizadas pesquisas que envolvem a vacina da dengue, do vírus da zika, que foram, em determinado momento, situações que preocuparam a sociedade brasileira. Com a ciência, estamos devolvendo resultados importantíssimos que vão controlar e melhorar a saúde da população”, ressalta o reitor Valter Santana.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A ampliação demonstra o compromisso da universidade com a comunidade acadêmica para estudos de casos, pesquisas empíricas e criação de novos medicamentos e vacinas, contribuindo para a sociedade sergipana.

Coordenador centro e professor do Departamento de Medicina da UFS, Ricardo Gurgel destaca a importância da ampliação do Centro de Pesquisas Clínicas como uma forma de melhorar os estudos nas pesquisas e atendimento ao público. “A finalidade é participar de estudos de novos produtos para a saúde, já que Sergipe sempre foi muito esquecido dessa parte de desenvolvimento de novos produtos. Com essa oportunidade do Instituto Butantan que a universidade conseguiu, nós estamos estruturando um centro que está pronto para receber novos estudos de vacina e também de outros medicamentos".

Professor do Departamento de Medicina, Ricardo Gurgel é coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Ele explica a escolha do município de Laranjeiras como sede do Centro de Pesquisas Clínicas. "Optar por fazer em Laranjeiras foi uma opção muito boa porque sabíamos o quanto a população era receptiva e entendia essas propostas que a gente fazia, e temos uma boa vinculação com a população através dos nossos agentes de saúde, da Prefeitura de Laranjeiras e da diretoria do Hospital João de Deus, que permitiu a construção dessa nova área”, afirma o professor Ricardo Gurgel.

Andréa Matos é recrutadora do centro, fazendo com que cada vez mais voluntários façam parte dos estudos clínicos promovidos pela UFS.

Andréa Matos é recrutadora do Centro de Pesquisas Clínicas da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

"Eu vou nas residências e escolas e falo sobre Centro de Pesquisas Clínicas, que já tem mais de 5 mil voluntários conquistados aos longo desses sete anos. Eu explico sobre os projetos, as vacinas e, assim, eles confiam na universidade porque será um benefício para a saúde tanto dos alunos quanto das crianças. A importância é mostrar a evolução ciêntífica porque a vacina que foittestada aqui está sendo aplicada em toda a população”.

Ascom UFS

Atualizado em: Sáb, 22 de junho de 2024, 10:28