Ter, 02 de julho de 2024, 16:21

UFS aprova cerca de R$ 15 milhões para investimento na infraestrutura de pesquisa em edital da Finep
Três subprojetos foram aprovados na chamada pública “Infraestrutura de Pesquisa Proinfra 2023 Expansão”

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) teve três propostas aprovadas na chamada pública “Infraestrutura de Pesquisa Proinfra 2023 Expansão”, promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esse marco significa um valor global de aproximadamente R$ 15 milhões para fortalecer e consolidar o ambiente científico e tecnológico.

“A aprovação de valores próximos a R$ 15 milhões em projetos da Chamada Pública da FINEP é um marco para a UFS. Este resultado fortalece nossa infraestrutura de pesquisa e reflete o empenho de nossos pesquisadores e a eficácia do nosso planejamento estratégico. Estamos orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe”, celebra o reitor da UFS, Valter Santana.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, a participação efetiva em chamadas públicas como essa está alinhada aos objetivos e ações delineados no Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade e no planejamento estratégico da Posgrap.

“O fortalecimento contínuo da pesquisa, pós-graduação e inovação são como pilares essenciais para a instituição. Essas iniciativas reforçam o papel da universidade como um agente vital no desenvolvimento econômico de Sergipe e no suporte aos setores produtivos locais. A aprovação dos projetos no Edital FINEP estimulará a criação de novos grupos de inovação e empreendedorismo, visando expandir o ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFS”, afirma Lucindo.

Os subprojetos da UFS aprovados foram: Ampliação da Infraestrutura de Pesquisa do Centro Multiusuário de Nanotecnologia da UFS (CMNano); Ampliação e Modernização do Laboratório do Condomínio de Laboratórios Multiusuários de Física (MultiLab3); e Modernização da Capacidade Analítica de Centros Multiusuários com Competências em Geoquímica (Advanced-GEO). E para alcançar o resultado positivo, a Coordenação de Pesquisa da UFS atuou na gestão das etapas internas de seleção e no auxílio para construção da proposta, e, colaboração com a Divisão de Captação de Recursos e Acompanhamento de Projetos. O resultado preliminar do edital foi publicado no dia 27 de junho.

“Os três subprojetos aprovados passaram por um rigoroso processo interno de pré-seleção, focado em identificar as propostas mais competitivas e alinhadas aos requisitos da chamada pública. Esse processo meticuloso permitiu à UFS atingir o maior valor já aprovado em sua história em uma chamada pública Finep para infraestrutura, o que reflete o planejamento estratégico, a consolidação dos grupos de pesquisa e a crescente competitividade da UFS na captação de recursos externos”, explica a coordenadora da Copes, Renata Costa.

Para o coordenador do Centro Multiusuário de Nanotecnologia da UFS, Mário Ernesto Valério, o objetivo central é ampliar e expandir a capacidade atual do CMNano-UFS dentro da missão de ser um centro nacional multiusuário que mantém infraestrutura de pesquisa com instalações abertas voltado para a “nanoescala”.

“O resultado é uma coroação ao trabalho que a equipe do CMNano-UFS tem feito, em conjunto com os pesquisadores que são usuários. Com a aprovação do nosso subprojeto, o CMNano-UFS contará com uma infraestrutura de pesquisa de ponta que existe apenas em alguns poucos centros no país. Dentro do objetivo geral, enquadra-se a expansão da infraestrutura de pesquisa com a aquisição de 3 equipamentos de grande porte: o sistema NanoRaman com AFM, que permitirá análises multiespectrais combinando sinal Raman com diferentes técnicas de AFM, e isso faz com que o equipamento possa ser utilizado em análise desde amostras orgânicas do tipo células, macromoléculas, fármacos, até semicondutores e rochas; o Nanotracking Analyser (NTA) combinado com Zetasizer, permitirá a análise de sistemas particulados com diferentes tamanhos, desde a escala nano até micrométrica, permitindo avaliar uma quantidade grande de amostras em tempo curto e com pouca ou quase nenhuma preparação prévia; e o microscópio confocal especialmente configurado para imagens de sistemas vivos, que cobrirá um conjunto de sistemas que nem as técnicas de microscopia eletrônica, nem o microscópio Raman ou o NTA permitem cobrir”, conta o professor do Departamento de Química.

Já o subprojeto Advanced-GEO tem como foco demonstrar a necessidade da Finep em apoiar a manutenção e expansão da infraetsrutura de pesquisa dentre as áreas que atendem a geoquímica inorgânica (CLGeo) e a geoquímica orgânica (CLQM), como explica o vice-coordenador da proposta, Alberto Wisniewski Júnior.

“O projeto envolve o Condomínio de Laboratórios Multiusuários da Geociências e o Centro de Laboratórios de Química Multiusuários e ambos atendem demandas de pesquisadores de todo o país e do exterior. O objetivo é fortalecer essas infraestruturas, trazendo equipamentos e acessórios que permitam ampliar e atualizar o atendimento aos diversos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UFS e das demais instituições que procuram nossa infraestrutura para dar suporte às pesquisas. A aprovação da proposta é um reconhecimento pela excelência no trabalho que os comitês gestores de ambos os centros desenvolvem desde suas criações em 2015, além de refletir o compromisso de disponibilizar uma infraestrutura analítica que dê suporte ao desenvolvimento científico do país e que contribua ainda para a formação qualificada de recursos humanos locais, demonstrando que não somos mais totalmente dependentes dos grandes centros para desenvolver pesquisa de ponta”, ressalta o professor do Departamento de Química.

Letícia Nery - Ascom UFS

Com informações da Copes/UFS